Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google Pay vai exigir verificação em duas etapas? Entenda

As novas alterações do Google Pay integram os esforços da empresa para estimular que a comunidade ative a camada extra de segurança

O Google atualizou a sua página do serviço de pagamentos Google Pay. Em suma, a companhia vai passar a exigir que os usuários habilitem a verificação em duas etapas (2SV, na sigla em inglês).

O processo de verificação será solicitado para acessar o site, bem como conferir os dados de pagamento. Por exemplo, para acessar os cartões vinculados à conta e o histórico de pagamentos em lojas virtuais ou maquininhas de cartão.

Por que o Google Pay vai exigir a verificação em duas etapas?

Em suma, as novas alterações do Google Pay integram os esforços da empresa para estimular que a comunidade ative a camada extra de segurança nas contas do serviço. Esse recurso deve ser capaz de evitar que hackers consigam acesso aos dados do usuário.

Nas campanhas anteriores, o Google passou a solicitar a autenticação de dois fatores nas contas do Gmail. De acordo com informações divulgadas pelo TudoCelular, a ativação dessa ferramenta vai ser obrigatória a partir do dia 9 de dezembro de 2022.

Entretanto, não existem detalhes quanto aos países em que existirá essa obrigatoriedade. Caso escolha não ativar o recurso, o usuário pode ter algumas funções da conta restritas. Por exemplo, os pagamentos recorrentes, bem como o acesso ao Google Pay.

Conforme as informações que o TudoCelular apurou, a página do Google Pay no Brasil não mostra nenhuma mensagem de alerta que informe a necessidade de ativar o 2SV. Porém, existe a recomendação de que todos habilitem o recurso no perfil, para elevar a segurança e, assim, evitar que terceiros realizem o login com dados como e-mail e senha.

Por fim, vale ressaltar que a verificação em duas etapas manda um código de autenticação de seis dígitos via SMS para o número de telefone cadastrado na conta. Nesse caso, para liberar o acesso, é preciso digitar os números recebidos via SMS.

Imagens: Proxima Studio/shutterstock.com