Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo acelera revisão do CadÚnico para evitar fraudes no Bolsa Família

O governo decidiu acelerar o processo de revisão cadastral do CadÚnico para evitar fraudes. Clique aqui e confira mais detalhes!

No final do último ano, o Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social iniciou um intenso processo de revisão cadastral. A ação visa impedir fraudes e o acesso indevido aos benefícios sociais governamentais, com uma atenção especial voltada para os beneficiários do Bolsa Família.

Atualmente, estima-se que cerca de 7 milhões de famílias inscritas no CadÚnico possam ter suas informações desatualizadas, situação que pode acarretar a suspensão da assistência financeira.

Além disso, vale destacar que as inspeções periódicas do CadÚnico são uma maneira de garantir que os recursos governamentais estejam sendo usados de maneira apropriada e chegando a quem realmente precisa.

Entenda o processo de revisão cadastral do CadÚnico

Mão segurando o cartão do Bolsa Família
Imagem: Rafapress / Shutterstock.com

Aqueles que são convocados para atualizar suas informações cadastrais e que não o fazem, correm o risco de terem seus benefícios cortados. As situações que geralmente levam à suspensão da assistência incluem:

  • Não atualização do cadastro há mais de dois anos;
  • Renda familiar superior à informada inicialmente no CadÚnico;
  • Número de residentes na residência difere do informado no cadastro;
  • Não frequência de menores de idade cadastrados à escola;
  • Falhas no acompanhamento de saúde e imunização de crianças e jovens, entre outros critérios.

Portanto, manter as informações cadastrais atualizadas é essencial para quem deseja preservar o benefício do Bolsa Família. Assim, o Ministério do Desenvolvimento Social ainda informou que os usuários notificados devem atualizar as informações com urgência para evitar a suspensão do benefício.

Saiba como se cadastrar

Ao se interessar em fazer parte do CadÚnico, os cidadãos devem procurar o Cras ou a Secretaria de Assistência Social de sua cidade. É necessário agendar um horário e levar documentos de identificação e comprovante de residência.

Veja também:
Acesso exclusivo do CadÚnico garante alívio financeiro e novos benefícios

Um funcionário preencherá um formulário com as informações do cidadão. Após o cadastro, será possível acessar programas sociais governamentais. Também é possível realizar um pré-cadastro por meio do aplicativo (disponível para Android e iOS). No entanto, de toda forma, será necessário dirigir-se até uma unidade do Cras para confirmação dos dados.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com