Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo anuncia bloqueio de mais de 3,8 mil celulares; entenda

Mais de 3,8 mil celulares foram bloqueados utilizando o programa Celular Seguro em apenas uma semana após seu lançamento.

O aplicativo Celular Seguro, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve o seu lançamento há uma semana. Até agora, a ferramenta já realizou o bloqueio de mais de 3,8 mil celulares que foram alvo de furtos, roubos ou extravios.

As informações são da Agência Brasil, conforme publicado na última terça-feira (26). São Paulo foi o estado que mais utilizou o alerta de bloqueio. Continue a leitura para saber mais informações!

Programa Celular Seguro já realizou o bloqueio de mais de 3,8 mil celulares

Logo da plataforma Celular Seguro, do governo federal, sobre fundo azul-escuro.
Imagem: Reprodução / celularseguro.mj.gov.br

Das 3.896 solicitações para bloqueio de celulares, os usuários vítimas de roubos emitiram 1.658 alertas, enquanto os motivos de furtos geraram outros 1.154 alertas. Perdas resultaram em 801 alertas, e outras razões foram responsáveis por 283 alertas. Apenas no último dia 20, houve o registro 1.113 medidas restritivas.

A unidade federativa com o maior número de alertas de bloqueio é São Paulo, totalizando 1.011. Em seguida, o Rio de Janeiro registra 453 alertas, seguido por Pernambuco (com 286), Bahia (com 272) e Minas Gerais (com 259).

Veja também:

Preço da passagem de ônibus vai aumentar a partir de sexta-feira (29); veja o novo valor

Saiba mais sobre o bloqueio

Através do site e do aplicativo Celular Seguro (Android, iOS), as vítimas podem realizar o bloqueio de celulares maneira remota. Assim, ao registrar o crime, o aparelho ficará impossibilitado para uso. Além disso, ficam bloqueados também os aplicativos bancários e os novos acessos.

Dessa forma, deve-se utilizar um computador seguro para registrar o caso. Ainda, é possível cadastrar uma pessoa de confiança na plataforma, o que as autoriza a realizar bloqueios em nome do dono do celular.

De acordo com dados divulgados pelo ministério responsável, até o momento, cerca de 700.697 pessoas acessaram a plataforma do programa. Porém, destaca-se que apenas 513.098 destes usuários registraram os números das linhas de telefone para o possível bloqueio a distância. Não há limite de números, mas, para realizar o bloqueio dos celulares, é preciso que eles estejam vinculados a um CPF.

Imagem: LDprod / shutterstock.com