Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo bloqueou milhões do orçamento de universidades

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) declarou em nota que o MEC (Ministério da Educação) bloqueou R$ 244 milhões do orçamento das universidades federais. A iniciativa teria acontecido, de acordo com a entidade, enquanto o país assistia ao jogo da Seleção Brasileira.

A seleção brasileira se classificou antecipadamente para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022, na tarde desta segunda-feira (28). 

Prazo final para as universidades buscarem verbas 

De acordo com a nota da Andifes, o valor milionário seria usado para pagar despesas mensais, como contas de água e de luz, além do pagamento de bolsas de estudo e pagamento de empregados terceirizados das instituições. 

O prazo final para as universidades buscarem verbas é até o dia 9 de dezembro, de acordo com o que foi informado pelo Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

Depois desse prazo, não será possível reservar o dinheiro para os serviços ou produtos a serem entregues futuramente. Faltando poucos dias para o prazo final, o Conif reconhece o bloqueio de verbas como um corte de recursos.

Repercussão do bloqueio na internet  

Organizações como ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) e UNE (União Nacional dos Estudantes) se posicionaram nas redes sociais contra o bloqueio das verbas para as universidades. Confira: 

Bloqueio em outubro

Dois dias antes de acontecer o primeiro turno das eleições de 2022, o MEC comunicou que haveria um bloqueio de mais de R$ 2,3 bilhões para a educação, afetando as universidades públicas. Um pouco depois do anúncio, após uma pressão de reitores e estudantes, o Ministério declarou que a verba seria desbloqueada. 

Desde o ano de 2019 aconteceram diversas reduções nas verbas para a educação. Neste ano, o MEC comunicou um bloqueio de 30% nos repasses para as universidades. Isso ocorreu após o ministro da época afirmar que as universidades federais faziam “balbúrdia”. 

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com