Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo Federal vai aumentar a alíquota do Imposto de Renda para 35%? Entenda a situação

Uma notícia afirmando que haverá o aumento da alíquota do Imposto de Renda para 35% em 2024 está circulando nas redes sociais. Saiba mais!

Em tempos de declaração do Imposto de Renda 2024, uma notícia ganhou força nas redes sociais e grupos de mensagens. Segundo a mensagem que circula, haveria um plano do governo, sob a gestão Lula, para aumentar a alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35%.

Ademais, o boato inclui a alegação de que deputados teriam sido subornados com R$ 6 milhões cada para aprovarem a reforma da Previdência, associando isso a uma suposta tentativa de censura no WhatsApp para evitar a viralização da notícia. Saiba mais sobre a veracidade dessa informação a seguir!

É verdade que a alíquota do Imposto de Renda aumentará?

Imagem de um celular deitado sobre cédulas de 100 reais e 50 reais. Na tela do celular, aparece o logotipo da Receita Federal, responsável pela cobrança do Imposto de Renda
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Primeiramente, é fundamental esclarecer que não há novidades ou base factual que sustente essas informações. De acordo com a apuração do portal Boatos.org, a reciclagem de um boato antigo, que ganha novos contornos a cada período de declaração do Imposto de Renda.

Ainda, as alegações de um aumento para 35% na alíquota máxima do Imposto de Renda 2024 não encontram respaldo em qualquer decreto governamental. Trata-se, na verdade, de uma fake news que já foi desmentida pelo mesmo portal, inclusive.

Portanto, não existe nenhuma mudança anunciada ou planejada pelo atual governo que eleva a alíquota máxima do Imposto de Renda para 35%. A estrutura de alíquotas do Imposto de Renda 2024 segue inalterada, com a taxa máxima permanecendo em 27,5%.

E sobre os R$ 6 milhões aos deputados?

Além da notícia falsa sobre o Imposto de Renda, essa narrativa também não passa de uma fabricação. Em 2017, o Boatos.org já havia desmontado informação, explicando que ela distorcia o funcionamento das emendas parlamentares. Não existe, portanto, qualquer registro de pagamento a deputados para a aprovação da reforma da Previdência.

Veja também:

Talvez você não seja obrigado a declarar o Imposto de Renda este ano e nem saiba; confira

Por fim, a alegação de que haveria um esforço para retirar o WhatsApp do ar para impedir a difusão da mensagem é completamente infundada. Esse tipo de retórica é comum em estratégias de disseminação de fake news, mas não encontra qualquer base na realidade.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com