Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo libera FGTS; veja quem tem direito

O governo federal anunciou que irá liberar o FGTS para diversas pessoas nesta semana; veja quem pode fazer o saque

Uma boa notícia foi anunciada para a população nesta segunda-feria (20). Simone Tebet, a ministra do Planejamento e Orçamento, anunciou que o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado antecipadamente.

No entanto, ele não será liberado para toda a população, sendo destinado somente à parcela de beneficiários que foi afetado pela tragédia no litoral norte de São Paulo. No último final de semana, a região foi afetada por fortes chuvas que levaram a deslizamentos, além de mortes e desaparecimentos.

Desta forma, os maiores beneficiados serão as pessoas de São Sebastião, que foram as mais afetados pelas chuvas. Das 40 mortes, 39 aconteceram no município. As outras regiões que serão beneficiadas são:

  • Caraguatatuba;
  • Guarujá;
  • Bertioga;
  • Ilhabela;
  • Ubatuba.

Guarujá e Bertioga terão direito ao FGTS?

A ministra destacou que a única condição para sacar o benefício antecipadamente é que a pessoa seja moradora de uma das regiões citadas anteriormente. Tebet ainda destacou que, assim que o estado de calamidade pública for decretado em Guarujá e Bertioga, as pessoas da região terão acesso ao valor.

Ademais, ainda em um pronunciamento para a imprensa na visita ao local, onde ela foi acompanhada por outros ministros e pelo próprio presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet afirmou que a maior prioridade do governo federal neste momento é reconstruir as estradas da região.

Isso pois, com tantos trechos destruídos, muitas pessoas não conseguem deixar a região que estão ou retornar para a capital. Além disso, a ministra ainda destacou que dar subsídios financeiros também é um dos maiores focos para o chefe do Executivo e seus ministros.

Recuperação das estradas

Por fim, a política ainda afirmou que atualmente o Ministério responsável pela reconstrução das estradas dispõe de 579 milhões de reais. No entanto, este valor é para ser dispensado para todo o Brasil, mas, devido à importância da rodovia Rio-Santos para o transporte, o dinheiro será empenhado nestes trechos que não podem ficar interditados nas cidades da região.

Imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com