Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo limita o uso de internet por parte de jovens e crianças; veja o que é permitido agora

Limites na internet para menores: Saiba as novas regras e os desafios da dependência on-line. Prepare-se para mudanças!

O governo da China anunciou recentemente medidas para limitar o uso de internet por parte de menores de 18 anos. As diretrizes vêm em meio a preocupações crescentes sobre os efeitos do uso excessivo da tecnologia nas faixas etárias mais vulneráveis.

No entanto, isso é relevante no país, onde o vício em jogos e streaming resultou em consequências sérias para os usuários, incluindo casos de morte devido ao excesso de uso. Além disso, universidades chinesas conduziram estudos que respaldam a decisão anunciada pelo CAC (Administração do Ciberespaço da China).

Esses estudos afirmam que crianças não devem passar mais de 40 minutos diários em frente às telas. Caso contrário, há riscos de afetar o desenvolvimento motor, visual e da linguagem.

Novas regras de restrições de uso da internet em setembro

Recentemente, a agência lançou uma “consulta pública” para estabelecer regras claras sobre as atividades online permitidas para menores e, especialmente, para regular o tempo de conexão à internet. Assim, a partir de 2 de setembro, essas restrições entrarão em vigor após a conclusão da consulta pública.

Dentre as regras propostas, está previsto que, no intervalo das 22h às 6h, os menores estarão proibidos de acessar a internet por meio de smartphones. Nesse sentido, crianças com menos de oito anos terão um limite de apenas 40 minutos de atividades on-line, enquanto os jovens entre 16 e 17 anos terão uma restrição de duas horas.

Ademais, está em planejamento a introdução de um sistema de monitoramento do tempo diário de uso de smartphones. Entretanto, os pais terão a opção de desativar as restrições, caso assim desejem. Diante desse cenário, especialistas afirmam que essas medidas, que serão implementadas por meio de recursos técnicos, estão entre as mais rigorosas do setor.

Desafios da dependência on-line

Desde 2018, o país estabeleceu regulamentos que proíbem empresas de jogos de manter usuários conectados indefinidamente e regulam o uso de internet por menores. Assim, os desenvolvedores devem assegurar que menores não excedam o limite de tempo de uma hora e meia. Recentemente, o aplicativo TikTok (Douyin na China) introduziu filtros para limitar jovens entre 12 e 16 anos a 40 minutos diários.

Por fim, o ponto central do Centro de Aconselhamento Cibernético (CAC) reside no fato de que as empresas de internet possuem estratégias eficazes para induzir uma dependência em seus usuários.

Ainda, devido ao excesso de trabalho, muitos pais estão sobrecarregados e, como resultado, podem permitir que seus filhos passem muito tempo em frente de dispositivos eletrônicos, o que pode ter sérias consequências.

Imagem: suriyachan / Shutterstock.com