Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo Lula indica que não vai punir beneficiários irregulares do Auxílio Brasil

Os beneficiários irregulares do Auxílio Brasil que forem pegos no pente-fino do governo Lula não serão punidos legalmente

Os beneficiários irregulares do Auxílio Brasil que forem pegos no pente-fino não serão punidos legalmente. É o que apontam os relatos dos membros do grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A chegada dessa notícia pode acalmar os usuários do programa.

Muitos usuários do Auxílio Brasil foram pegos de surpresa após membros da equipe de Lula sinalizarem que o programa deve passar por um grande pente-fino. Isso deverá acontecer para verificar as irregularidades no benefício.

Irregularidades no Auxílio Brasil

Atualmente, a equipe de Lula avalia que a culpa pelas irregularidades no Auxílio Brasil seria muito mais do governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), do que dos cidadãos que foram incluídos irregularmente no programa. Por isso, as exclusões deverão ocorrer, mas não haverá punição legal.

Parte da equipe de transição, a ex-ministra Tereza Campello disse que as suspeitas de irregularidades não atingem apenas o Auxílio Brasil, mas também o crédito consignado. Segundo Tereza, a situação será encaminhada aos órgãos de controle para apuração e tomada de providências.

Pente-fino ajudará a identificar as pessoas realmente aptas a receber o Auxílio Brasil

O governo Bolsonaro paga um Auxílio Brasil no valor de aproximadamente R$ 600 a todos beneficiários. Não há diferença no valor para determinado grupo. Assim, uma mãe solteira com 4 filhos e um homem que mora sozinho recebem basicamente a mesma quantia.

Diante disso, suspeita-se de que algumas famílias tenham intencionalmente se desmembrado no CadÚnico. Fazendo isso para que mais um integrante se registrasse como solteiro, assim passando a receber o Auxílio Brasil de R$ 600.

Com o pente-fino nas contas de mais de 2,5 milhões de beneficiários, o governo Lula poderá identificar quem são os cidadãos que realmente podem receber o benefício. Vale lembrar que a equipe de transição já anunciou que vai acionar Bolsonaro em órgãos de controle por conta das suspeitas de fraudes no sistema do Auxílio Brasil.

Imagem: BW Press / shutterstock.com