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Governo pode investir mais de R$ 130 milhões nos Correios

A maior fatia do montante, cerca de R$ 132,2 milhões, será utilizada para renovação da frota de veículos dos Correios.

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A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) pode receber um investimento de mais de R$ 130 milhões. Isso porque o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 26/2022, que ainda será analisado pela Comissão Mista de Orçamento, abre crédito suplementar para cobrir despesas da estatal.

A quantia, que é de R$ 136,6 milhões, virá da geração própria de recursos pelo Correios e da anulação parcial de dotações orçamentárias anteriormente previstas. O PLN ainda vai passar por votação no Plenário do Congresso Nacional.

Como os Correios apontam que 29% do total de furgões e motos já se encontra fora do prazo de vida útil, a maior fatia do montante, cerca de R$ 132,2 milhões, será utilizada para renovação da frota de veículos. O restante do dinheiro (R$ 4,4 milhões), será destinado a investimentos em sistemas de automação de triagem após ajustes na proposta.

Privatização dos Correios

No final do mês passado, o secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, disse que a privatização dos Correios pode render R$ 4,4 bilhões em arrecadação de impostos anualmente.

O assunto é polêmico e segue sendo discutido. A Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) já informou que, caso a privatização ocorra, os consumidores serão atingidos por um aumento nas taxas.

Consumidores serão afetados pela privatização dos Correios

A privatização levaria a cobrança de impostos que não são pagos. Atualmente, os Correios contam com um imunidade tributária, o que nada mais é o simples fato de que a estatal não quita a maioria das tarifas cobradas de outras instituições da área.

Dessa forma, se o Correios for privatizado, o benefício tributário viria ao fim e o governo poderia arrecadar aproximadamente R$ 4,4 bilhões no ano. No entanto, essa conta pode ser repassada para o consumidor, de acordo com a Adcap.

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Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com