Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo pode pausar o Bolsa Família deste grupo de pessoas; você é uma delas?

Diminuição da mão de obra está gerando impasse entre produtores e o governo. Suspensão do Bolsa Família será analisada por ministérios.

O programa de transferência de renda do governo federal se destina a famílias com vulnerabilidade socioeconômica. Assim, o Bolsa Família auxilia seus beneficiários no sustento da casa através do repasse de uma renda que tem valor mínimo de R$ 600.

Porém, existem alguns grupos específicos que recebem o auxílio somente no período contrário ao da safra ou colheita, como é o caso dos pescadores artesanais e trabalhadores do campo sazonais.

No entanto, produtores vêm observando uma queda na mão de obra no setor rural, pois os trabalhadores estão preferindo receber o benefício a trabalhar na colheita do café. Entenda melhor a seguir.

Impasse entre governo, cafeicultores e trabalhadores do campo

Os produtores de café estão observando a falta de trabalhadores no período de colheita e atribuem a redução ao programa social do governo.

Agora, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do ministro Luiz Marinho, estuda a possibilidade de suspender temporariamente o repasse do Bolsa Família para os trabalhadores do campo que atuam na colheita do café.

Durante o período de trabalho no campo, os trabalhadores recebem pela função. Quando o serviço está em baixa, ou seja, fora da época de produção do café, os trabalhadores passam a receber o Bolsa Família.

No entanto, o que ocorre é que muitos não estão retornando para a colheita porque não querem perder o benefício do governo. Devido a este impasse, o ministro Marinho propôs a suspensão do benefício.

No entanto, a decisão precisa ser analisada também pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Além deste pedido, o ministro propôs ainda que o tempo de trabalho no campo conte para aposentadoria e como contribuição para previdência social.

Para receber o auxílio é necessário manter os dados atualizados

O responsável familiar pelo recebimento do auxílio deve manter atualizado os dados no Cadastro Único. É através desse sistema que o governo federal analisa as informações e concede o benefício.

O pagamento do Bolsa Família referente ao mês de maio teve início na quinta-feira passada e segue até o próximo dia 31. O pagamento é feito pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo Caixa Tem. Quem optar pelo saque, poderá efetuar na Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas credenciadas.

Imagem: Rafapress / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital