Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo pretende lançar incentivo à compra de caminhões

A equipe econômica avalia incluir no pacote de medidas incentivos à renovação da frota de caminhões. Confira!

Recentemente, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou o programa do governo federal para ajudar brasileiros a comprar carros populares de até R$ 120 mil com descontos de até 10,96%. Além disso, a equipe econômica avalia incluir no pacote de medidas incentivos à renovação da frota de caminhões.

Assim, o governo pretende anunciar o incentivo à compra de caminhões juntamente com a redução de impostos para carros populares. Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, já havia anunciado que o programa destinado ao setor automobilístico havia sido redesenhado com a autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que deve ser finalizado até segunda-feira (5).

Troca da frota de caminhões

Não é de hoje que o Executivo planeja retirar os caminhões antigos de circulação por meio de incentivos para a compra de novos. No final de 2022, o governo de Jair Bolsonaro (PL) regulamentou o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Programa Renovar).

O objetivo do programa era fomentar, de forma voluntária, a retirada de circulação de caminhões com mais de 30 anos de fabricação ou que não atendiam aos padrões técnicos de rodagem. Na ocasião, o Executivo divulgou que havia 3,5 milhões de caminhões circulando no Brasil, sendo que 26% deles tinham mais de 30 anos de fabricação.

Redução dos impostos dos carros populares

Com o intuito de impulsionar o setor automobilístico, recentemente, o governo anunciou a criação de um programa de benefícios fiscais para carros populares de até R$ 120 mil, baseado em três critérios: preço, eficiência energética e produção nacional.

No entanto, o governo ainda não deu detalhes de como será feita a redução dos impostos, o impacto que a renúncia fiscal causará aos cofres públicos e como a medida será compensada para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Imagem: Patrick Thomas / shutterstock.com