Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo propõe desconto de 6% no IPVA de 2024; saiba mais

Até então, o desconto oferecido era de 3% para quem realizasse o pagamento do IPVA à vista. Confira mais informações!

O Governo do Paraná enviou nesta segunda-feira (4) um projeto de lei à Assembleia Legislativa com a proposta de fornecer desconto de 6% para os pagamentos à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2024. Até então, a redução oferecida era de 3% para pagamentos à vista.

De acordo com a proposta, se aprovada, um proprietário de um veículo com R$ 1.000 lançados em IPVA que opte pelo pagamento à vista, iria recolher R$ 940. Vale lembrar que, conforme o governo estadual, um calendário de pagamento será divulgado em janeiro.

Desconto no pagamento à vista do IPVA em 2024

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, comentou que o desconto no pagamento à vista do IPVA em 2024 proporciona alívio financeiro aos contribuintes. Além disso, segundo ele, a medida serve de incentivo à “quitação antecipada”. 

Veja também: Nubank anuncia expansão das Caixinhas; entenda a novidade

Garcia Junior também aproveitou para elogiar o processo de modernização fazendária realizada no Paraná, que viabiliza opções acessíveis e modernas de pagamento, com praticidade e segurança nas transações.

Duas guias de pagamento do IPVA sobrepostas.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

O IPVA é uma das principais fontes de receitas públicas estaduais, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Metade do valor arrecadado com o tributo vai para emplacamento do veículo.

Como vai funcionar o pagamento do imposto no próximo ano

A quitação do IPVA em 2024 poderá ocorrer em cinco parcelas ou à vista, com desconto. Além disso, proprietários poderão utilizar QRCode na Guia de Recolhimento (GR-PR) para pagamentos instantâneos via Pix. Com isso, será possível optar por canais de 800 instituições bancárias, independentemente de serem ou não conveniadas com o Estado.

Outra possibilidade será o pagamento do IPVA com cartão de crédito. Essa modalidade permitirá o parcelamento do imposto em até 12 vezes, com juros aplicados pelas operadoras de cartão, após o término do calendário regular das parcelas.

O valor base do IPVA é calculado a partir do valor de mercado de um veículo, conhecido como “valor venal”. A alíquota varia de 1% a 3,5% dependendo do tipo do veículo.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com