Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo vai destinar R$ 4.600 para muitos brasileiros; vejam quem tem direito de receber

MDS irá prestar auxílio à população que sofreu danos nesta semana. Confira aqui mais informações e quais medidas implementadas!

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, irá prestar auxílio aos brasileiros prejudicados com o ciclone extratropical. O ciclone chegou próximo ao Brasil no início desta semana, atingindo a região Sul com maior intensidade. Nesse contexto, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os locais que sofreram com o fenômeno.

Diante desse cenário, o governo tem implementado medidas para apoiar a população das cidades atingidas. Para isso, o ministro responsável pela pasta, Wellington Dias, ressaltou que equipes já foram enviadas à estes locais para realizar atendimentos de emergência. Além disso, será destinado um benefício financeiro às famílias que sofreram danos. Confira mais informações a seguir!

Ciclone extratropical

As medidas de apoio irão atender brasileiros que moram em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esses locais foram os mais danificados com a passagem do ciclone extratropical, desde a última segunda-feira (4). Até o início da semana, o fenômeno causou 27 mortes. Ademais, tempestades e rajadas de vento devem continuar trazendo estragos na região ao longo desta semana.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), existe a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de terra e inundações. Um dos pontos mais atingidos foi a cidade gaúcha de Muçum. Atualmente, 80% da infraestrutura do município está embaixo d’água.

Uma mulher tem dificuldade em segurar um guarda-chuva devido a ventos fortes em tempo chuvoso.
Imagem: mgequivalents/ Shutterstock.com

Auxílio do governo à região Sul

Nesse sentido, o governo está implementando ações para reduzir os prejuízos à população por meio do do calendário do Bolsa Família de setembro, que começa no dia 11. Além disso, também está prevista a antecipação de uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC), equivalente a um salário mínimo. Um pagamento adicional pode ser pedido, que será reembolsado em 36 meses, sem juros.

Veja também:

Bancos emitem comunicado sobre redução dos juros rotativos dos cartões de crédito

Por fim, o Ministério ainda realizará a entrega de cestas básicas às famílias atingidas, assim como a criação de abrigos provisórios para os que perderam suas casas. Além disso, os agricultores também serão assistidos, pois terão acesso à um auxílio de R$ 4,6 mil, por meio do Fomento Rural. Logo, o valor serve para reduzir os danos com a perda de suas produções rurais.

Imagem: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil