Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo vai lançar pesquisa para entender por que 49,2% dos que concluem ensino médio não fazem Enem

O Governo Federal anunciou que vai lançar uma pesquisa para entender a baixa adesão dos estudantes do ensino médio ao Enem. Confira!

Estima-se que quase metade dos estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 não realizaram a prova. Dessa forma, o Governo Federal lançará uma pesquisa para investigar os motivos desses números.

Assim, se acordo com os resultados divulgados, 49,2% dos alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio optaram por não fazer o exame. Continue a leitura!

Governo anuncia pesquisa para entender baixa adesão de estudantes no Enem

Pessoa segurando um celular com Enem escrito na tela. No fundo um computador com o site do Enem aberto
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Além dos dados destacados acima, o número é ainda maior quando consideramos apenas as escolas públicas, visto que 53,3% dos estudantes dessas instituições não compareceram para o exame.

Sendo assim, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a realização de uma pesquisa com todos os inscritos a fim de entender as razões por trás dessas desistências. Ele afirmou que era necessário identificar a razão pela qual o jovem que concluiu o ensino médio não realizava o Enem. Ainda, expressou a necessidade de compreender o motivo em cada estado a fim de promover o diálogo.

Ademais, o ministro destacou que o Enem é uma via democrática de acesso ao ensino superior e sinalizou a importância de parcerias com os gestores locais para aumentar a taxa de participação.

Saiba mais sobre a pesquisa

Os resultados desse levantamento devem sair até o fim de março. Segundo Manuel Palacios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os números sugerem que há um problema de mobilização, já que existem estados com altos índices de participação e outros com adesões baixas.

Por exemplo, o Ceará lidera o ranking, com mais de 80% dos concluintes do ensino médio realizando o Enem em 2023. Em contrapartida, em Roraima, o percentual de estudantes que fizeram o exame foi de apenas 31,5%.

Incentivos extras

Para além da pesquisa, o ministro Santana anunciou que os concluintes do ensino médio terão uma “poupança estudantil”, cujos depósitos devem começar a ser realizados em março.

Dessa forma, a ideia é incentivar os alunos do terceiro ano que se inscreverem no Enem com um retorno financeiro. A verba extra será válida somente para esses estudantes.

Imagem: rafapress / shutterstock.com