Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo vai liberar FGTS Futuro para compra de casa própria

O governo vai liberar o FGTS futuro para que os cidadãos possam comprar uma casa própria. Clique e confira mais informações!

A vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, anunciou que o governo deve liberar o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Futuro para a compra de imóveis residenciais ainda em março.

A discussão sobre a medida acontecerá na próxima reunião do Conselho Curador do FGTS, marcada para o dia 19 deste mês. “O FGTS futuro vai ser importante, deve entrar na próxima agenda de março do Conselho Curador. Todos os estudos, tudo que é necessário para isso já está feito”, afirmou Inês.

Ela também disse que, após a decisão, a Caixa estará preparada para operar sob o novo modelo em poucos dias, permitindo, então, que o trabalhador use até 120 meses de depósitos futuros para melhorar suas condições de financiamento.

Mais detalhes sobre iniciativa do governo

Mãos segurando um molho de chaves e uma casinha
Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com

O FGTS Futuro consiste no uso dos futuros depósitos dos empregadores no fundo de garantia do trabalhador para aumentar o pagamento de prestações do financiamento.

O modelo passará por testes inicialmente com famílias que se enquadram na faixa 1 do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida. Em outras palavras, aquelas que possuem renda mensal de até R$ 2.640. A expectativa do governo é que os benefícios alcancem cerca de 60 mil famílias anualmente.

A regra principal é que o comprometimento de renda não ultrapasse 30%. Porém, muitas famílias nem sequer atingem esse patamar. Nesses casos, o FGTS Futuro entraria para ajudar no pagamento das prestações da casa própria.

Informações sobre o FGTS Futuro

A decisão de recorrer ao FGTS Futuro será do trabalhador e só valerá para novos contratos. O banco do qual o trabalhador é cliente deve informar as condições de uso destes depósitos.

O FGTS Futuro foi concebido pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi anunciado na antevéspera do segundo turno das eleições de 2022. Sua regulamentação está em andamento pelo Conselho Curador do FGTS. No entanto, a medida ainda não está em prática.

Comparação com Empréstimo Consignado

Portanto, para iniciar a utilização desse instrumento, é necessário que o conselho aprove as novas regulamentações propostas pelo Planalto, o que permitirá à Caixa Econômica Federal liberar os fundos do FGTS do trabalhador.

Veja também:

Caixa dá até 30 mil pontos de bônus em cartões de crédito, veja como

O novo recurso tem sido comparado à lógica de um empréstimo consignado, uma vez que o dinheiro do fundo de garantia será automaticamente descontado e repassado para o banco credor.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com