Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande pagamento do Itaú é liberado hoje (02); saiba se você vai receber

Confira do que se trata grande pagamento do Itaú que acontecerá nesta terça-feira (02). Saiba se você receberá!

O Itaú está se preparando para realizar um pagamento significativo aos seus investidores neste dia 02 de janeiro. O Itaú Unibanco (ITUB4), um dos maiores bancos do Brasil, está pronto para distribuir um valor bruto de R$ 0,01765 por ação em juros sobre capital próprio.

Mesmo considerando a incidência do Imposto de Renda na fonte, o que reduzirá o valor para R$ 0,015 por ação, ainda é um alto pagamento para os acionistas. Vale destacar que para ser elegível a esse pagamento expressivo, os investidores devem ter a posição acionária registrada até o fim de novembro de 2023.

Quem tem direito a receber este pagamento do Itaú?

Fachada com logo do Itaú Unibanco.
Imagem: Joa Souza / shutterstock.com

Com a chegada de dezembro de 2023, as ações do Itaú estarão “ex-direitos”, ou seja, sem o valor do Juros sobre Capital Próprio (JCP). Este é um movimento comum da instituição, como parte de uma prática recorrente para remunerar seus acionistas regularmente.

A tradição de remunerar seus acionistas é uma prática que o Itaú Unibanco mantém firme desde julho de 1980. Este processo ocorre mensalmente, e conta também com distribuições complementares, como dividendos e/ou juros sobre capital próprio, que acontecem duas vezes ao ano, com distribuição equitativa entre acionistas ordinários e preferenciais.

O processo de distribuição do pagamento do Itaú segue critérios definidos pelo Conselho de Administração. Eles levam em conta diversos fatores, como a lucratividade anual, níveis de capitalização da empresa, exigências do Banco Central do Brasil e outros fatores importantes.

Saiba mais sobre a distribuição das ações

Anualmente, o Conselho define o montante total para distribuição, garantindo que o dividendo obrigatório seja de, no mínimo, 25% do lucro líquido apurado. Contudo, vale ressaltar que o percentual a ser distribuído pode variar a cada ano dependendo da lucratividade da empresa e as demandas de capital.

Veja também:

Valor do IPVA 2024 já está disponível para consulta; veja

Eventos extraordinários, como alterações regulatórias e demandas legais, também podem afetar essa distribuição, mas sempre respeitando o mínimo previsto no Estatuto Social. Por fim, para maiores informações sobre os históricos de pagamento do Itaú, acesse este link de Relações com os Investidores e saiba mais.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com