Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Haddad quer conversar com Arthur Lira sobre a reforma tributária

Ministro da Fazenda convocou o presidente da Câmara para falar do tema. Lira está trabalhando com a pauta no Congresso. Saiba mais!

O atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está atrelando acordos para avançar com a reforma tributária. A última pessoa com quem Haddad convocou para ter uma conversa foi com o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-Al), um apoio central para a reforma.

Antes disso, Fernando Haddad já havia conversado com a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir e alinhar a proposta.

Para o encontro com Arthur Lira, o Ministro da Fazenda ainda não definiu uma data, mas se espera que a conversa saia o quanto antes, uma vez que o presidente da Câmara também tem interesse na causa. 

Frente ampla para a reforma tributária

Arthur Lira atualmente está articulando nos bastidores da Câmara. Ele busca um certo protagonismo na reforma tributária.

O deputado já disse que pretende antecipar a votação para que tenha mais espaço e tempo para falar sobre a criação de uma nova âncora fiscal — que deverá substituir o atual teto de gastos. 

Além disso, Lira atualmente tem uma base muito ampla de apoio. Ele conta com 20 partidos aliados de várias alas políticas, tendo sido escolhido para presidir a casa por 464 deputados.

A alarga vantagem permite um cenário mais fácil de trabalhar do que no Senado Federal, onde o presidente Rodrigo Pacheco vai precisar buscar mais apoio.

Uma outra vantagem para o deputado alagoano é que a PEC 45/2019 — texto da Câmara para regulamentação da reforma tributária — está mais avançada para aprovação, se comparada com a PEC 110/2019, que tramita no Senado.

Prioridade do governo

Vale lembrar que a reforma tributária é uma das prioridades mais exigidas pelo presidente Lula. A pauta já vinha sendo discutida antes mesmo dele tomar posse, em dezembro do ano passado.

Na época, o ministro Fernando Haddad já falava que se reuniria com líderes do Congresso assim que a Mesa Diretora fosse estabelecida.

Imagem:Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil