Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Haddad se pronuncia sobre preço das passagens aéreas

Haddad afirmou que as passagens aéreas são o único item que preocupa na inflação. Confira mais detalhes sobre o pronunciamento do ministro

Na quinta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), após ser questionado sobre o aumento da inflação, afirmou que as passagens aéreas têm exercido pressão sobre o índice de preços, sendo que em apenas quatro meses, as tarifas subiram 65%. Dessa forma, o petista afirmou que as passagens aéreas são o único item que preocupa na inflação.

Assim, a declaração de Haddad veio após o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Esse índice é uma prévia da inflação oficial do país, que ficou em 0,40% em dezembro. Veja mais detalhes!

Passagens aéreas pressionam a inflação

No entanto, com o resultado de dezembro, a inflação prévia de 2023 ficou em 4,72%, abaixo dos 5,90% do ano passado. Todavia, o IPCA-15 de dezembro ficou 0,07 ponto percentual (p.p.) mais alto do que o registrado em novembro.

Veja também:

Governo revela data do pagamento do INSS para 2024

Assim, segundo o IBGE, o resultado é impulsionado principalmente pelo preço das passagens aéreas, que apresentaram alta de 9,02%, sendo o maior impacto individual no mês com 0,09 p.p. Por isso, Haddad considera necessário combater o aumento dos preços desse item, que já vinha alto.

Passagens aéreas dentro de passaportes e avião miniatura sobre elas
Imagem: Andrew Angelov / Shutterstock.com

Companhias aéreas tomam atitude

Diante disso, as três maiores companhias aéreas do Brasil – Azul, Gol e Latam – após reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciaram no dia 18 de dezembro, a oferta de passagens aéreas entre R$ 699 e R$ 799 por trecho viajado em 2024. Dessa forma, juntas, as três empresas irão disponibilizar mais de 2 milhões de passagens.

Assim, a iniciativa faz parte do Programa de Universalização do Transporte Aéreo, que tem o objetivo reduzir os preços das passagens aéreas. Além de diminuir os custos de operações no Brasil no ano que vem. Além disso, as empresas também se propuseram a oferecer valores mais acessíveis para bilhetes comprados com até 14 dias de antecedência do dia da viagem.

Imagem: Andrew Angelov / Shutterstock.com