Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IA engana bancos com falsificação de documentos

Uma tecnologia de IA consegue falsificar documentos e burlar mecanismos de verificação de bancos. Entenda como isso acontece!

O avanço da Inteligência Artificial (IA) está contribuindo para o aumento de práticas ilegais. Assim, um site que falsifica documentos conseguem enganar mecanismos de verificação de identificação em bancos e empresas financeiras durante testes para abertura de contas.

Dessa forma, o mecanismo utiliza a tecnologia de redes neurais e custa US$ 15, ou aproximadamente R$ 75. Saiba mais informações sobre o funcionamento dessa ferramenta na sequência!

IA falsifica documentos e burla mecanismos de verificação de bancos

IA engana bancos com documentos falsos.
Imagem: 3rdtimeluckystudio / shutterstock.com

De acordo com uma reportagem do site 404 Media, a IA conseguiu criar uma carteira de motorista falsa para o estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Bastou enviar uma fotografia do passaporte e preencher os dados requeridos. Até a assinatura foi gerada de maneira automática pela ferramenta.

A inteligência artificial é capaz de criar uma imagem que simula com perfeição um documento falso posicionado sobre um carpete, como se alguém tivesse colocado o documento ali para fotografar e depois enviar para um processo de verificação. Equivale a dizer que a inteligência artificial consegue criar um ambiente realista para o documento falsificado.

O site vai além, e disponibiliza outros tipos de documentos, tanto americanos quanto de outros países: carteiras de motorista do Arizona, passaportes suíços e canadenses, documentos de identidade austríacos, entre outros. Além disso, o site é capaz de alterar os metadados da imagem, gerando assim uma análise coerente com o documento falsificado.

Saiba mais sobre a ferramenta

O dono do site, não identificado, afirma que o desenvolvimento dessa IA levou três anos. Para conseguir criar os modelos de documentos, utilizou-se imagens escaneadas dos documentos originais, com uma resolução altíssima, de 10.000 x 10.000 pixels. Ainda, não são apenas imagens frontais, mas fotografias tiradas de diversos ângulos para entender como as imagens holográficas eram feitas.

Ademais, o dono do site alega ser possível enganar serviços online, como bancos, corretoras de criptomoedas e até plataformas de aluguel de imóveis. Durante os testes conduzidos pela 404 Media, foi constatado que era possível criar uma conta na plataforma de cripto OKX utilizando um passaporte britânico falsificado.

Veja também:

Confiança Empresarial do FGV IBRE sobe 0,4 ponto em janeiro; confira

O aplicativo da OKX solicita aos usuários que tirem uma foto do documento utilizando a câmera de seus smartphones. A equipe de reportagem tirou uma foto da imagem do documento falso exibida na tela de um laptop e o sistema de verificação aceitou o registro.

Imagem: 3rdtimeluckystudio / shutterstock.com