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iFood realmente vai ficar mais barato?

A mudança de algumas regras deve alterar os preços do aplicativo de delivery iFood. Descubra aqui se ele ficará mais barato!

Na última quarta-feira (8), o iFood e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) formalizaram um acordo que ajuda a cortar custos dos restaurantes, além de ampliar a margem para os concorrentes do app de delivery.

Por conta disso, os consumidores serão um dos maiores beneficiados com esse acordo. Isso porque terão mais opções de escolha por um preço mais acessível. Outro fator importante desse acordo é a proibição dos contratos de exclusividade.

Ou seja, o iFood não terá mais exclusividade no delivery de grandes marcas de restaurantes. Sendo assim, terá que compartilhar os seus códigos de pedidos, catálogos de produtos e pagamentos. Saiba mais a seguir!

Os impactos da mudança para os restaurantes e o iFood

Atualmente, os restaurantes parceiros têm grande dificuldade em organizar os pedidos que chegam através do aplicativo de delivery. Por isso, é necessário que haja a integração do iFood com softwares de gestão.

Antes do acordo, a informação de códigos do iFood não era disponibilizada, o que prejudicava a integração com esses softwares. Tendo o gerenciamento dos pedidos facilitado, a previsão é que os restaurantes reduzam seus custos operacionais em até 15%.

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), esse novo acordo vai ajudar a linguagem única de “Open Delivery”, que irá permitir a organização da lista de pedidos dos restaurantes via delivery.

Como o acordo gerará economia para o bolso do consumidor?

A expectativa é que esse novo acordo entre o iFood e o Cade incentive o investimento em novas empresas de delivery. Com o aumento da concorrência, a taxa cobrada pelos aplicativos deve ser reduzida, o que vai atrair os consumidores para conhecer novos serviços de delivery.

Dessa forma, a junção desse fato com a redução do custo operacional dos restaurantes deve gerar boas promoções para os consumidores por meio dos apps de delivery. Assim, tanto o iFood, quanto os outros aplicativos de delivery, devem ficar mais baratos. 

O começo das mudanças nas regras do iFood

Vale destacar que toda essa mudança teve início em 2020, quando o aplicativo de delivery Rappi frisou que o modelo de exclusividade do iFood com alguns restaurantes dificultava o desenvolvimento da concorrência.

Apesar do trabalho do iFood ter um papel fundamental para a economia brasileira, o acordo que promove as mudanças deve gerar o equilíbrio necessário para criar novos investimentos em delivery. Assim, resultando em vantagens para todas as partes.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com