Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2023: saiba como antecipar a restituição

Imposto de renda 2023: entenda como antecipar a restituição do IR! Continue lendo e entenda mais sobre esse processo!

Já se passaram 2 meses desde que o ano de 2023 iniciou e, com a data da declaração do Imposto de Renda (IR) cada dia mais próximo, é extremamente comum começar a surgir dúvidas acerca de como antecipar a restituição do IR e se realmente vale a pena fazer esse tipo de empréstimo

E, de fato, é importante enfatizar que esse tipo de contratação de crédito sempre deve ser feita com cautela. Isso é fundamental, uma vez que os juros cobrados nesse tipo de operação podem ser uma desvantagem para o sujeito que precisa fazê-lo. 

Antecipação do IR é um tipo de empréstimo? 

Outro ponto importante que deve ser esclarecido é que, embora comumente esse tipo de serviço seja intitulado de antecipação do IR, isso não é uma verdade. Na realidade, não é possível realmente a restituição do imposto de renda. Isso acontece em razão do fato de que o único calendário que vale é o divulgado pela própria Receita Federal. E todo brasileiro que faz a declaração costuma segui-lo. 

Nesse sentido, a única exceção cabe somente aos sujeitos contemplados no primeiro lote, sendo esses: pessoas idosas e pessoas que possuem doenças graves ou deficiências. Para os que não se enquadram nessa descrição, todo o tipo de antecipação do IR é considerado um empréstimo. Portanto, a melhor estratégia a ser tomada é fazer mais cedo a declaração do imposto, logo no início do prazo. 

Como fazer a antecipação da Restituição do IR? 

Para ser um dos primeiros a receber a restituição do IR, é fundamental agilizar os documentos e informações que auxiliem na declaração. Nesse sentido, fazer o resgate da declaração de 2022 pode ajudar muito quem não obteve mudanças drásticas no seu patrimônio durante o ano de 2022. 

Juntar os documentos necessários acerca do declarante principal, dos dependentes e de cônjuges também ajuda muito a acelerar o processo. Recibo de educação e saúde também facilitam esse processo, visto que as despesas médicas devem ser deduzidas. 

É importante declarar também as mudanças como: empréstimos, venda de bens, heranças, troca de emprego etc. Caso precise do valor de forma mais rápida, considerar a antecipação por meio de empréstimo pode ser uma opção. Porém, se atente ao valor dos juros e as condições de pagamento. 

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com