Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: em quais casos aposentados precisam declarar?

Saiba todas as informações sobre a necessidade de aposentados em fazer a declaração do Imposto de Renda por aqui!

Se você é aposentado ou pensionista e acredita que, com isso, está isento de ter que declarar o Imposto de Renda (IR), é melhor ficar atento. Afinal, quem recebe rendimentos tributáveis acima de um determinado valor estabelecido pela Receita Federal, mesmo sendo aposentado, precisa sim fazer esse procedimento.

Pensando nisso e visando evitar problemas futuros, confira como os aposentados devem fazer esse tipo de declaração a seguir!

Aposentado tem que declarar Imposto de Renda?

ao lado esquerdo, um leão simbolizando o imposto de renda. Ao lado direito, um casal de idosos
Imagem: Filmbildfabrik e pikselstock / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Não importa o tipo do rendimento que uma pessoa recebe, seja ele salário, aluguel, aposentadoria, entre outros. Se o montante acumulado no ano-base, ou seja, no ano anterior à declaração, extrapolar o limite de R$ 28.559,70 em 2023, é preciso enviar sua declaração do Imposto de Renda em 2024.

Contudo, ainda não se sabe qual será o limite de renda para a declaração do ano-calendário 2023. Isso acontece devido ao ajuste anual da Receita Federal, calculado com base na inflação do ano anterior e o salário mínimo nacional vigente.

Veja também:

Clientes PagBank possuem grande facilidade na hora de pagar o IPVA; confira

Dessa forma, o aposentado também deve declarar o Imposto de Renda, desde que se encaixe em uma das situações citadas anteriormente. No entanto, aqueles que estão acima de 65 anos possuem direito a uma dupla isenção do Imposto de Renda, podendo pagar menores impostos e ainda receber uma restituição maior.

Saiba mais sobre a declaração do IR

Dessa forma, quem recebe rendimentos previdenciários, entre eles a aposentadoria, precisam fazer tê-los declarados no Imposto de Renda. Além da aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez ou especial, o auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade também entram na lista.

Logo, para fazer a declaração, basta acessar o site ou aplicativo da Receita Federal (Android, iOS). No entanto, é de grande importância ter atenção quanto aos prazos de entrega da declaração, além de manter todos os comprovantes de pagamento e outras informações que possam ser úteis em caso de futuras fiscalizações do Fisco.

Imagem: Filmbildfabrik e pikselstock / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital