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Imposto na Shein: governo assustou brasileiros e importações reduziram 20% em abril

Depois das decisões tomadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a cobrança do imposto de importação já começou. Veja!

Depois das decisões tomadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a cobrança do imposto de importação já começou. E isso está fazendo muitos brasileiros deixarem de comprar na plataforma.

Após a divulgação das novas práticas para a tributação de produtos importados, plataformas como a Shein tem sofrido bastante. Segundo uma análise realizada pela equipe do Santander, as compras por meio do e-commerce de varejo caíram cerca de 20% em abril.

Conforme as informações apuradas, o ocorrido registra a primeira queda desde maio de 2020 nas compras pela empresa. Isso é um reflexo do consumidor brasileiro, que está ficando preocupado com as taxações de impostos sobre seus produtos.

Saiba mais sobre os resultados negativos da Shein

As operações de importação de produtos de pequeno valor representou apenas US$ 701 milhões no mês de abril de 2023. Indicando que os consumidores estão evitando realizar a compra de produtos com medo de sofrerem com o imposto de importação.

As repercussões negativas surgiram após toda a discussão acerca da tributação dos produtos, que deverão ter um custo mais elevado agora. Contudo, isso também pode trazer uma movimentação positiva para o setor de varejo brasileiro.

A cobrança de impostos sobre as operações em sites, como AliExpress, Shein e Shopee, tem disparado as ações das empresas brasileiras. Nos últimos dias, negócios, como a Renner, Riachuelo e C&A, têm crescido exponencialmente, principalmente no mercado de vestuário.

Imposto sobre importação movimenta o varejo brasileiro

Como citado acima, a movimentação negativa das empresas internacionais, que agora sofrem com a taxação de impostos do governo, tem gerado uma movimentação positiva para as empresas brasileiras.

Ontem (26), as Lojas Renner, por exemplo, fecharam o mercado com a marca de 2,77% de alta. Além desse resultado, a Riachuelo também teve um dia de alta chegando a 3,47%, dessa forma, trazendo atratividade aos investidores.

Assim como esperado, a medida está tomando as proporções previstas e deve continuar fortalecendo as marcas brasileiras por um bom tempo. No entanto, também deve-se manter em radar a chegada da fábrica da Shein ao Brasil, que pode trazer grande força ao e-commerce.

Imagem: Wirestock Creators/ Shutterstock.com