Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação registra alta de 0,83% em fevereiro, impulsionada pelo setor da educação

Entenda como a alta nos preços dos cursos e alimentos impacta a inflação no Brasil. de acordo com os dados divulgados pelo IBGE!

O Brasil registou alta de 0,83% na inflação no mês de fevereiro. Assim, os preços dos cursos e dos alimentos foram um dos principais fatores para isso, impulsionando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, conhecido como IPCA.

Assim, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, os cursos tiveram um aumento de 6,13% e a alimentação, teve alta de 0,95%. Continue a leitura para mais informações!

Saiba mais sobre os principais motivos do aumento da inflação

Dois dados, um em cima do outro. O de cima tem o símbolo de porcentagem, enquanto o de baixo tem duas setas, uma para cima e outra para baixo. inflação IPC
Imagem: Dmitry Demidovich / Shutterstock.com

O grupo de educação foi o principal responsável pelo impacto na inflação, registrando 4,98%. Segundo André Almeida, gerente da pesquisa, esse resultado é atribuído aos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo.

Assim, nos cursos regulares, com alta de 6,13%, há o destaque ara o ensino médio, que registrou uma alta de 8,51%.

Ademais, o ensino fundamental teve uma elevação de 8,24%, enquanto a pré-escola e a creche aumentaram em 8,05% e 6,03%, respectivamente. Além disso, houve incremento na inflação dos cursos técnicos (6,14%), ensino superior (3,81%) e pós-graduação (2,76%).

Confira a situação nos demais setores

O setor de alimentação e bebidas teve um importante papel na inflação. Segundo o IBGE, esse setor apresentou elevação de 0,95% no último período. Assim, as maiores altas foram observadas nos preços da cebola, da batata-inglesa e das frutas.

Com o clima mais chuvoso e as temperaturas mais elevadas, houve um impacto direto nos preços dos alimentos, principalmente aqueles consumidos dentro das residências, segmento que teve um aumento de 1,12%.

Veja também:

Como declarar o Imposto de Renda 2024 pelo celular?

Por fim, o segmento de transportes também influenciou a inflação do último período, apresentando alta de 0,72%. Apesar da queda nos preços das passagens aéreas, os combustíveis tiveram alta significativa. O etanol subiu 4,52%, a gasolina subiu 2,93%, o gás veicular subiu 0,22% e o óleo diesel subiu 0,14%.

Imagem: Dmitry Demidovich / Shutterstock.com