Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação sobe impulsionada pela alta dos alimentos

Inflação de janeiro 2023, a maior desde 2016, impacta a economia brasileira. Confira motivo do aumento de preços em alimentos!

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou um aumento de 0,42% em janeiro de 2023, comparado com 0,56% registrado em dezembro. Desse modo, este é o maior avanço de inflação para o mês ocorrido desde 2016, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sendo assim, ao analisar o índice de inflação dos últimos 12 meses, a taxa acumulada atingiu 4,51%. No mesmo período no ano passado, em janeiro de 2022, o IPCA estava em 0,53%. Desse modo, entre os fatores que influenciaram a inflação de janeiro, está o grupo alimentação e bebidas.

Este tem o maior impacto no IPCA (21,12%), exerceu uma pressão significativa sobre os preços, com um aumento de 1,38%. Portanto, siga a leitura para conferir mais!

Inflação em janeiro

Letras que escrevem "IPCA" e dois montes de moedas de 1 real e 50 centavos sobre uma superfície marrom.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

De acordo com André Almeida, gerente da pesquisa, o aquecimento nas temperaturas e as chuvas mais intensas em regiões produtoras do país foram os principais impulsionadores para o aumento nos preços dos alimentos.

Ademais, verificou-se também um aumento de 1,81% em relação à alimentação no domicílio. Os produtos que mais influenciaram para essa alta foram: cenoura (43,85%), batata-inglesa (29,45%), feijão-carioca (9,70%), arroz (6,39%) e frutas (5,07%).

Razões para o aumento nos preços dos alimentos

Para André Almeida, é comum a alta nos preços dos alimentos durante os meses de verão devido aos fatores climáticos, principalmente em itens in natura como tubérculos, raízes, hortaliças e frutas. Entretanto, o impacto verificado em janeiro de 2023 foi maior devido ao fenômeno El Niño.

Veja também:

Precisando de dinheiro URGENTE? Veja se vai receber o PIS/Pasep este mês

Esses resultados reforçam a importância de políticas econômicas voltadas para a estabilização da inflação e para a gestão dos impactos climáticos na produção de alimentos. Conter o avanço dos preços, principalmente do grupo de alimentos e bebidas que tem grande impacto no orçamento das famílias brasileiras, é um desafio constante para o gestores da economia no país.

Imagem: Naiyana Somchitkaeo / shutterstock.com