Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS acelera concessão de benefícios e reduz tempo médio de espera 

O INSS realiza a concessão de milhões de benefícios de diferentes tipos anualmente para os brasileiros. Saiba mais!

Dados recentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelaram um marco significativo na sua trajetória. A média do tempo para a concessão de benefícios caiu para 47 dias em dezembro de 2023. 

Sendo assim, este valor representa uma queda significativa em relação à média de 55 dias registrada em novembro e indica uma aproximação cada vez maior à meta estabelecida pelo Ministério da Previdência de 45 dias. As informações são do Extra.

Atualmente, o INSS atende mais de 39 milhões de pessoas em todo o país. As concessões se referem tanto a benefícios previdenciários quanto a auxílios assistenciais. Alguns exemplos são: aposentadorias, auxílio-reclusão, salário maternidade, BPC (Benefício de Prestação Continuada), dentre outros. 

Digitalização contribui para agilidade nos processos 

A agilidade nos processos pode ser por vários fatores, sendo um dos principais a digitalização. Impulsionada pela implementação do sistema Atestmed, que permite a concessão do auxílio-doença sem a necessidade de realizar perícia, a digitalização tem sido uma ferramenta crucial na redução do tempo médio para a concessão de benefícios.

Veja também:

Quais são os tipos de coberturas oferecidas pelo Itaú Seguros?

De acordo com o INSS, quase 50% das concessões de auxílio-doença acontecem por análise remota. Dos benefícios concedidos em dezembro, 47,3% foram aprovados por meio do Atestmed, 47,4% por perícia e 5,3% por ordem judicial. 

Celular com logo do INSS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Situação da fila de requerimentos do INSS

Outro progresso considerável observado foi a redução na fila de requerimentos, também conhecida como “fila do INSS”. Em dezembro, a fila caiu de 1,6 milhão para 1,5 milhão, valor atribuído a medidas como a realização de mutirões de atendimento, avaliações sociais e perícias médicas. 

Dessa forma, tais desenvolvimentos mostram um esforço continuado para agilizar o acesso aos benefícios e melhorar a eficiência dos processos dentro do INSS. 

Seguindo nesse ritmo, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, prevê que em 2024, a média do tempo para concessão de benefícios caia ainda mais, para 30 dias

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com