Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS antecipa perícias médicas do BPC; saiba mais

O INSS implementou alterações para acelerar as perícias médicas do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente implementou alterações para acelerar a avaliação das perícias médicas para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Desde 20 de novembro, a mudança visa a atender mais rapidamente os 9 mil brasileiros aguardando há mais de 100 dias pela aprovação do auxílio.

Para garantir que todos os beneficiários sejam informados de suas perícias médicas antecipadas, o INSS tem utilizado uma variedade de canais de comunicação. Eles incluem o aplicativo Meu INSS, chamadas da Central 135, e-mails e mensagens de texto. A intenção é garantir que ninguém deixe de comparecer à perícia médica por falta de informação.

Qual é a taxa de comparecimento do INSS?

Apesar dos esforços do INSS em informar os beneficiários, parece haver uma elevada taxa de ausência. Por exemplo, em 23 de novembro, apenas 18 das 79 pessoas que tiveram suas perícias médicas antecipadas compareceram.

Veja também:

Feriado confirmado para o dia 08 de dezembro; saiba se você vai folgar

Em uma visão mais ampla, desde o início do programa, o comparecimento foi de apenas 26,6%. Ou seja, dos 341 agendamentos, apenas 91 beneficiários compareceram.

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

É importante estar alerta e saber se sua perícia foi antecipada. Nesse sentido, a verificação é simples: acesse o aplicativo Meu INSS (para Android e iOS) ou ligue para a Central 135 gratuitamente. Ademais, no dia da perícia, é fundamental levar toda a documentação médica relevante, como atestados, exames e receitas.

Ausência sem justificativa

Pessoas com deficiência ou com renda familiar per capita de até um quarto do salário-mínimo (R$330) podem solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), conforme dados do CadÚnico. A ausência sem justificativa plausível pode resultar no cancelamento ou indeferimento do pedido de benefício.

O valor do benefício é o piso nacional, atualmente fixado em R$ 1.320. É importante salientar que a concessão do BPC não requer que o indivíduo tenha contribuído para o INSS. Além disso, diferentemente de outros benefícios, o BPC não concede o 13º salário ou a possibilidade de deixar pensão por morte.

Imagem: Guschenkova / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital