Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS anuncia notícia que ANIMA beneficiários do BPC em abril

Confira essa notícia do INSS para os beneficiários do BPC! Mês de abril vai contar com valores extras para auxiliar.

A Caixa Econômica Federal está pronta para fazer a diferença na vida dos brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o pagamento do Auxílio Gás.

Esse é um apoio direcionado para a compra de um item essencial: o botijão de gás de 13kg. O valor do benefício muda a cada bimestre, baseado no preço médio do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Realiza-se a cada dois meses o pagamento do Auxílio Gás, seguindo o calendário do governo. A primeira parcela foi paga em fevereiro e a segunda está prevista para abril. Os pagamentos são organizados de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Todos os beneficiários do BPC têm direito ao Auxílio. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa que garante um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que não possuem condições de prover o próprio sustento.

Para ter direito ao BPC, antes de mais nada, é necessário ter uma renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo. Além disso:

  • Para pessoas com deficiência:
    • Física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo que impeça a participação plena e efetiva na sociedade, comprovada por laudo médico.
  • Para idosos:
    • Ter 65 anos ou mais.

Outros requisitos necessários

Outro ponto importante e obrigatório é a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Esse é um registro nacional que reúne informações socioeconômicas de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social.  

É com base nas informações contidas no cadastro, aliás, que o governo consegue identificar famílias elegíveis para diversos programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

Veja também:

Farmácia Popular: como se beneficiar após alta nos preços dos medicamentos?

Para se inscrever no CadÚnico, em primeiro lugar, procure um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. Leve documentos pessoais de todos os moradores da casa, como RG, CPF e comprovante de residência.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com