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INSS: beneficiários que não fizerem isso podem perder o pagamento; saiba mais

Por medida de segurança, os beneficiários que não fizerem isso irão perder o pagamento do INSS. Confira mais detalhes!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está chamando a atenção de seus segurados para a importância de estarem cientes do prazo de 60 dias para sacar seus benefícios na rede bancária. Assim, caso o saque não seja realizado dentro deste prazo, o banco devolve o valor para o INSS.

Assim, para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o pagamento de benefício não recebido no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou na Central Telefônica 135. Vale destacar que a devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como o saque do benefício de um segurado já falecido. Veja mais detalhes!

Como regularizar a situação no INSS

Portanto, conforme a norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação. Confira o passo a passo para realizar o procedimento:

  • Acessar o Meu INSS;
  • Realizar o login com CPF e senha;
  • Clicar na opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Selecionar “Novo Requerimento”;
  • Por fim, em “Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços”, clicar em “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

Além disso, a regularização da situação também pode ocorrer por meio da Central Telefônica 135, opção 6 – 1.

Celular em cima de notas de cem e cinquenta reais com a tela ligada na interface inicial do aplicativo Meu INSS.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Pagamento do benefício

À vista disso, após a concessão de um benefício, o INSS encaminha ao beneficiário uma correspondência para o endereço cadastrado em seu sistema, informando qual a agência bancária em que será feito o depósito do pagamento. 

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Além disso, o usuário também pode entrar em Central Telefônica 135 para obter essas informações. Assim, para receber o pagamento, o segurado deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do benefício. A Central de Atendimento 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h e a ligação é gratuita.

Imagem: rafapress / shutterstock.com