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INSS: como evitar suspensão da aposentadoria caso seja dado como ‘morto’?

Saiba como evitar que sua aposentadoria seja suspensa devido a um registro incorreto de morte do segurado no INSS!

Receber a notícia de que está registrado como morto pode ser um susto para muitos segurados. No entanto, essa tem sido a realidade de alguns aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dessa forma, saiba mais informações sobre estratégias para evitar que o benefício seja suspendo devido a esse erro e como resolver essa situação rapidamente. Continue a leitura!

INSS declara aposentados como ‘mortos’

Idoso com expressão preocupada sentado em frente a um notebook e alguns papéis
Imagem: karlyukav / freepik.com

O incidente tem crescido após a implementação das mudanças no procedimento da “prova de vida”, destinadas a facilitar o processo para muitos, mas que acabaram trazendo dores de cabeça para outros. Esclarecendo o processo, o INSS aponta que não é o responsável por marcar pessoas como falecidas, mas sim depende das informações fornecidas pelos cartórios de Registro Civil de Pessoas.

Ingrid Galante, representante da Superintendência Regional Sudeste III, esclarece que o INSS não “mata” ninguém, apenas recebe informações do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). A checagem de dados envolve o “batimento” de informações para verificar similaridades gráficas e fonéticas, o que inclui desde o CPF até o número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Ademais, Ingrid explica que essa comparação minuciosa, embora necessária para coibir fraudes, pode ocasionalmente captar inconsistências que resultam na suspensão ou até cessação do benefício previdenciário.

Qual a importância do CPF na verificação?

Um dos dados mais cruciais nesse processo é o CPF. Ingrid ressalta a importância dessa informação e como sua ausência ou registro inexato pode ser um dos principais motivos para os transtornos enfrentados.

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Para evitar esses inconvenientes, manter os dados sempre atualizados nas bases governamentais é essencial, assim como verificar a precisão das informações em registros civis.

Como atualizar seus dados junto ao INSS?

Atualizar os dados cadastrais no INSS é um processo que pode ser concluído com facilidade pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site. Para modificações que concernem a informações mais sensíveis, é necessário um requerimento e a submissão de documentos comprobatórios. Siga o passo a passo:

  • Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS” (Android, iOS).
  • Faça login com a senha e usuário cadastrado no Gov.br.
  • Selecione “Novo Pedido”.
  • Procure por “Atualização de cadastro e atividade”.
  • Opte por “Atualizar cadastro e/ou benefício”.
  • Insira os dados requeridos.
  • Envie sua solicitação.

Imagem: karlyukav / freepik.com