Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: como fazer a prova de vida do Instituto em 2024?

Nos últimos anos, a prova de vida do INSS passou por algumas mudanças e segurados precisam ficar atentos às informações. Veja!

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofreu mudanças importantes no ano passado. O procedimento é realizado anualmente pelos beneficiários da instituição para comprovar que estão vivos e assim continuar recebendo os benefícios previdenciários.

A autarquia passou a fazer a comprovação de vida por meio de diferentes bases de dados, minimizando a necessidade do beneficiário se deslocar até um terminal de atendimento. Desse modo, trata-se de um procedimento automático.

Sendo assim, os segurados do INSS devem ficar atentos às informações da autarquia para evitar o bloqueio do pagamento dos benefícios. Isso se a autarquia não conseguir realizar a confirmação da prova de vida de forma automática.  

Prova de Vida pelo Meu INSS

A grande mudança em 2023 foi a decisão do governo federal de permitir a mais de 35 milhões de brasileiros, incluindo mais de 5 milhões de cidadãos acima de 80 anos, a realização da prova de vida por meio do aplicativo Meu INSS

A plataforma está disponível para download e permite que o segurado faça a prova de vida de modo simples e seguro, sem necessidade de ir a uma agência do INSS ou ao banco.

Na imagem, mãos femininas segurando o celular aberto no aplicativo do INSS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Atualizações para 2024

Segundo o INSS, a partir de 2024 utilizarão diferentes fontes de dados para realizar a comprovação de vida. Alguns exemplos são: o acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro e empréstimo consignado feito por reconhecimento biométrico. 

Veja também:

Volta do DPVAT trava no Congresso e já está faltando dinheiro para pagar vítimas

Se a instituição não encontrar informações suficientes para comprovar a vida do beneficiário a partir dessas fontes de dados, enviará um aviso sobre a necessidade de realizar a prova de vida presencialmente. 

Além disso, os brasileiros também poderão fazer a prova de vida por meio do banco responsável pelo pagamento dos benefícios. E, os idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção podem solicitar visitas a domicílio pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS. 

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com