Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: cresce número de auxílio-doença por vício em jogo e álcool

Nos últimos anos, o pagamento do auxílio-doença por vício em jogo e álcool tem aumentado no INSS. Confira mais detalhes!

De acordo com um relatório recente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), há um aumento notável no número de benefícios pagos a pessoas com doenças mentais decorrentes de vício em álcool e jogos desde o início da pandemia da Covid-19. Assim, no comparativo anual, o crescimento foi de 37% e 350%, respectivamente, nos últimos três anos.

Dessa forma, no ano de 2023, houve o pagamento de 4,3 mil benefícios relacionados ao alcoolismo, um aumento de 19,5% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 3,6 mil benefícios do tipo. Em 2021, o número de repasses foi de 3,3 mil, subindo para 3,1 mil no ano seguinte. Vale notar que 2020 foi o primeiro ano da pandemia. Veja mais detalhes!

Auxílio-doença por vício

Portanto, do total de 4,3 mil pagamentos em 2023 pelo INSS para pessoas com doenças mentais decorrentes do vício em álcool, 3,4 mil (78%) foram auxílio-doença. Essa classificação refere-se a “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool” conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também:

Parcelamento de dívidas no Desenrola é liberado para pessoas no nível bronze no Gov.br

Quanto ao vício em jogos, os números são menores. Contudo, mostram uma tendência crescente. Em 2023, foram 36 repasses. Assim, comparando com os anos anteriores, houve um aumento considerável. Em 2020, foram registrados 8 casos. Em 2021, esse número subiu para 10 e, em 2022, atingiu 11. 

Assim, todos os pagamentos realizados pelo INSS para casos deste tipo foram para auxílio-doença. Os documentos foram obtidos pela coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, via Lei de Acesso à Informação.

diferenças do auxílio-doença
Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com

Vício em jogo

De acordo com o Ministério da Saúde, o transtorno “jogo patológico” é quando o jogo domina a vida do sujeito que, por sua vez, deixa de lado seus valores, compromissos sociais, profissionais, materiais e familiares reiteradas vezes.

Diante disso, é importante lembrar que as apostas esportivas foram regulamentadas no Brasil no último mês. Anteriormente, as empresas que ofereciam esse serviço se estabeleciam em outros países e não pagavam impostos para operar em território brasileiro.

Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com