Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS dá Fernanda Montenegro como morta e atriz vai à justiça pedir indenização

Fernanda Montenegro busca reparação na justiça após ser erroneamente declarada como falecida pelo INSS. Saiba mais!

A renomada atriz Fernanda Montenegro se encontra no centro de uma situação inusitada, após ser erroneamente declarada como falecida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Agora, ela busca reparação na justiça.

Dessa forma, saiba mais informações sobre essa batalha entre a atriz e o órgão previdenciário, que também envolve o seu marido Fernando Torres (1927-2008). Continue a leitura!

Fernanda Montenegro trava batalha judicial com INSS

Fernanda Montenegro.
Imagem: Reprodução / Instagram @fernandamontenegrooficial

Desde o ano de 2008, com o falecimento de seu marido, o ator Fernando Torres, Fernanda deveria receber a pensão por morte, além de sua aposentadoria. No entanto, problemas com o INSS começaram a surgir em 2019, quando os pagamentos tiveram sua interrupção abrupta sem qualquer explicação formal.

A situação piorou ao longo da pandemia de COVID-19. As políticas de distanciamento social impactaram diretamente a rotina de muitos beneficiados pelo INSS, inclusive Fernanda Montenegro, que enfrentou dificuldades para realizar a comprovação de vida, procedimento essencial para a continuidade do recebimento dos benefícios. 

Consequentemente, um erro administrativo grave declarou-a morta pelo sistema, o que a levou a recorrer à justiça. As informações são do jornalista Ancelmo Gois e confirmadas pelo portal NaTelinha.

Saiba mais sobre o caso

Em 2023, após anos de disputa legal, Fernanda Montenegro conquistou uma vitória significativa. O INSS recebeu uma sentença determinando o pagamento dos atrasados, totalizando mais de R$ 334 mil, além de R$ 10 mil por danos morais. Apesar da condenação, até o momento, ainda não houve a realização do pagamento.

Por fim, vale destacar que, segundo a legislação brasileira, a pensão por morte destina-se ao cônjuge do contribuinte falecido que recebia a aposentadoria ou pagava a previdência.

Veja também:

Governo lança Desenrola para MEIs e novo programa de crédito nesta segunda (22)

Fernanda e Fernando foram casados por mais de cinco décadas, até a morte dele em 2008, por enfisema pulmonar. Enquanto aguarda a resolução completa de seu caso, a atriz destaca-se pela sua resiliência e pela luta em defender seus direitos garantidos por lei.

Imagem: Reprodução / Instagram @fernandamontenegrooficial