Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS dá início a pagamento para aposentados que recebem mais de um salário mínimo

Confira o calendário de pagamentos do INSS que teve início nesta semana para aqueles que recebem acima do salário mínimo nacional

Na última segunda-feira (1º), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao pagamento dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. Assim, essa medida é parte da rotina de pagamentos do INSS e impacta milhões de brasileiros que dependem desses benefícios.

Dessa forma, o pagamento dos aposentados que recebem mais de um salário mínimo também possui um impacto significativo na economia do país. Esses valores injetados na sociedade contribuem para o aquecimento do comércio e serviços, beneficiando diversos setores. Veja mais detalhes!

Calendário INSS – março

Portanto, o calendário de pagamento do INSS segue de acordo com o último dígito do Número do Benefício (NB), desconsiderando o algarismo após o traço. Confira:

Último número do benefícioData do pagamento 
1 e 61º de abril
2 e 72 de abril
3 e 83 de abril
4 e 94 de abril
5 e 05 de abril
Fonte: INSS

No entanto, é importante destacar que o prazo para sacar o benefício é de até 60 dias (2 meses), após esse período é preciso solicitar o desbloqueio do pagamento junto ao INSS.

Celular com tela no app Meu INSS e notas de 50 e 100 reais
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Desconto indevido no benefício

À vista disso, se, ao receber, o beneficiário notar alguma alguma cobrança indevida em sua aposentadoria ou pensão, ele conta com diversos canais para solicitar o cancelamento e o estorno do valor, incluindo o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), o site oficial e a Central de Atendimento 135.

Todavia, se essas medidas não resolverem o problema e o desconto indevido continuar, o aposentado pode buscar auxílio diretamente em uma agência do INSS. 

Veja também:

C6 Bank revela grande oportunidade para os clientes aproveitarem este mês; confira

Entretanto, se ainda assim não houver a solução do problema, é aconselhável que o beneficiário  formalize uma queixa no Procon. E, se necessário, dar início a um processo judicial, com o objetivo de recuperar o valor e também ter acesso a uma possível compensação por danos morais.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com