Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS declara guerra às fraudes em auxílio-doença com nova ferramenta

Saiba como o INSS está utilizando uma nova ferramenta de inteligência artificial para combater fraudes no auxílio-doença!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma nova estratégia para combate às fraudes em prol do auxílio-doença: a implementação de uma ferramenta de inteligência artificial. A medida surge como resposta ao aumento no número de falsificações detectadas nas solicitações do benefício.

Desse modo, o auxílio-doença é um dos benefícios mais importantes fornecidos pelo INSS a trabalhadores brasileiros. Ele se destina a pessoas que, temporariamente, por causa de enfermidades, ficam incapacitadas para realizar suas atividades laborais.

Sendo assim, a fim de facilitar o acesso ao benefício e evitar a exposição de beneficiários à situações de risco durante a pandemia, o INSS passou a permitir a solicitação do auxílio-doença via internet.

Nova ferramenta de análise do INSS

Logo INSS na tela de um celular.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Com a implementação do Atestmed, plataforma online para envio de atestados médicos, dispensou-se a necessidade de perícia médica presencial. Porém, esse novo modelo tornou-se alvo de práticas ilegais. Em resposta, o INSS está incorporando uma avançada tecnologia de inteligência artificial.

Esta é capaz de realizar uma análise minuciosa dos documentos enviados. Dessa forma, o mecanismo é programado para comparar detalhes específicos dos atestados, tais como a caligrafia do profissional de saúde e o número de atestados já emitidos. No caso de inconsistências nas informações fornecidas, o caso é imediatamente encaminhado para averiguação detalhada.

Contudo, cabe lembrar que a opção de envio de atestados online está disponível apenas para solicitações de benefícios por incapacidade temporária de até 180 dias. Para afastamentos superiores a este prazo, ainda exige-se a realização de perícia médica, que deve ter agendamento direto com o INSS.

Esforço para reduzir o tempo de espera

Como parte de sua estratégia para minimizar o tempo de espera dos beneficiários do auxílio-doença, o INSS tem implementado uma série de práticas. Dentre elas destacam-se o pagamento de bônus para peritos e a realização de perícias médicas à distância.

Veja também:

Atenção! Saiba Como o FGTS Digital Vai Afetar Seus Saques e Depósitos a Partir de Março

Essa nova ferramenta de análise com inteligência artificial representa mais um passo na direção do aprimoramento dos processos do INSS, tornando-os cada vez mais seguros, eficientes e alinhados com as necessidades dos cidadãos brasileiros.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com