Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS muda prova de vida de segurados; confira a alteração

Saiba tudo sobre a proposta do INSS de simplificar a prova de vida dos beneficiários. Mudanças devem ser implementadas até 2024!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está planejando mudanças significativas na prova de vida de seus beneficiários. Sendo assim, o objetivo principal é simplificar o processo e torná-lo menos burocrático, com previsão de implementação até o final de 2024.

De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a autarquia está comprometida em simplificar o procedimento de comprovação de vida, visando poupar o tempo dos beneficiários. As alterações propostas devem ter implementação inicial no Distrito Federal, com a proposta de integrar dados biométricos nas catracas de ônibus do transporte público ao banco de dados do INSS.

Dessa forma, a ideia é tornar a prova de vida um procedimento automático, eliminando a necessidade do comparecimento presencial dos beneficiários. Siga a leitura para conferir mais!

Prova de vida do INSS

Mão segurando celular que mostra logo do INSS para o aumento do Banco do Brasil.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A prova de vida é um processo obrigatório para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS. Esse procedimento é fundamental para prevenir possíveis irregularidades nos benefícios concedidos. Assim, garantindo a correta distribuição dos recursos previdenciários.

A Previdência Social informou que realizará a nova versão da prova de vida por meio do cruzamento de dados armazenados em bancos oficiais do Governo Federal. Ainda assim, os segurados terão a opção de realizar a prova de vida tradicional, seja presencialmente nos bancos ou agências previdenciárias.

Ainda, de forma digital via biometria facial ou no canal Meu INSS, acessível a qualquer momento pelo aplicativo. Isso pode trazer benefícios significativos para os beneficiários do INSS, principalmente para aqueles cujas condições físicas ou geográficas dificultam o comparecimento presencial para a comprovação de vida.

Quais serão as fontes de dados?

Entre as fontes de dados consideradas estarão o acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro, realização de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico e atendimento presencial nas agências do INSS.

Veja também:

Stone está dando prêmios pelo WhatsApp? Entenda se é verdade

Além disso, realização de perícia médica por telemedicina ou na rede de saúde pública vacinação e atualização cadastral em órgãos de trânsito ou segurança pública. Ainda, votação nas eleições e emissão ou renovação de documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico. Por fim, declaração do Imposto de Renda como titular ou dependente.

Imagem: Piotr Swat / Shutterstock.com