Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: novo teto de juros do crédito consignado já está em vigor; saiba mais

Saiba mais sobre o novo teto de juros do crédito consignado do INSS, que já está em vigor, e como isso pode impactar os beneficiários!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a implementação de um novo teto para os juros do crédito consignado. Logo, ela passa a ser 1,68% ao mês para operações comuns e 2,49% ao mês para operações realizadas através de cartão de crédito e cartão consignado de benefício.

Dessa forma, a mudança, que entrou em vigor recentemente, representa uma das várias medidas adotadas pelo governo Lula para reduzir os encargos financeiros para aposentados e pensionistas. Continue a leitura para mais informações!

Veja também:

Saque-aniversário do FGTS 2024: saiba como retirar em maio!

Como essa alteração do INSS influencia a economia dos beneficiários?

Casal de aposentados comemorando boa notícia em frente ao notebook
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Desde o início da atual gestão governamental, esta é a sétima vez que há a redução da taxa máxima de juros para o empréstimo consignado. Parte dessa iniciativa está alinhada com a diminuição da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, que atualmente se encontra em 10,75% ao ano. A decisão evidencia um esforço contínuo em aliviar o custo do crédito para os segurados do INSS.

O Ministério da Previdência Social aponta que a redução das taxas já reflete em uma diminuição da taxa média de juros anual cobrada pelos bancos. Houve o recuou para 22,4% em março, marcando o menor nível desde novembro de 2021.

Ademais, esse cenário pode aumentar o poder de compra dos beneficiários, permitindo-lhes manejar melhor suas finanças sem comprometer significativamente sua renda mensal.

Entendendo o funcionamento do crédito consignado

Sendo assim, confira a seguir os demais detalhes que envolvem o crédito consignado para segurados do INSS, considerando seu funcionamento, prazos, entre outros.

  • Desconto em folha: As parcelas do empréstimo têm seu desconto do benefício mensal do segurado automaticamente;
  • Limite de comprometimento: Os aposentados e pensionistas podem comprometer até 45% do valor do benefício recebido, sendo 35% destinados a empréstimos pessoais e os restantes 10% divididos entre cartão de crédito e cartão de benefício;
  • Prazo de pagamento: O pagamento do empréstimo pode ser dividido em até sete anos, oferecendo flexibilidade no planejamento financeiro do beneficiário;
  • Teto de juros: Os juros são limitados pelo teto estabelecido, mas as instituições financeiras têm liberdade para oferecer taxas menores. Isso aumenta a competitividade e melhores condições aos consumidores.

Por fim, para auxiliar os beneficiários na busca por condições mais vantajosas de empréstimo, o INSS disponibiliza uma plataforma. Por lá, pode-se comparar as taxas de juros praticadas por diferentes instituições financeiras. O acesso a essa ferramenta se dá por meio do site ou aplicativo Meu INSS (Android, iOS), facilitando a escolha informada pelo segurado sem necessidade de sair de casa.

Imagem: fizkes / shutterstock.com