Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: número de auxílios-doença concedido em 2023 apresenta alta

Segundo o INSS, houve um aumento significativo de 26,99% na concessão de auxílio-doença por meio da plataforma Atestmed. Confira!

De acordo com as estatísticas atualizadas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), houve um aumento significativo de 26,99% nos benefícios concedidos por incapacidade temporária (auxílio-doença) por meio da plataforma Atestmed em 2023, em comparação com o ano anterior. 

Assim, segundo os dados, de janeiro a novembro de 2023, foram concedidos 2.178.553 auxílios-doença por análise documental, um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou a concessão de 1.715.516 benefícios com atendimento presencial. Veja mais!

Impacto do Atesmed na concessão de auxílios-doenças do INSS

Portanto, o Atestmed, substituto da perícia médica presencial para casos mais simples, foi decisivo para o aumento da concessão de auxílios-doença. De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, com esse sistema, o médico analisa a documentação do segurado e há a concessão do benefício, o que torna o processo mais simples.

Dessa forma, a implementação do Atestmed contribui para a aceleração do processo de concessão de benefícios. Diante disso, esse sistema também apresentou um impacto positivo na economia do INSS, pois concede um benefício por um período mais adequado à condição do segurado, o que faz com que o benefício custe menos aos cofres públicos.

Veja também:

Nubank oferece empréstimo para pagamento só daqui a 90 dias

diferenças do auxílio-doença
Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com

Como solicitar o auxílio-doença pelo Atesmed

Enfim, para solicitar o auxílio-doença do INSS pelo Atesmet é preciso que o segurado siga os seguintes passos:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Selecionar a opção correspondente ao seu caso;
  • Preencher informações pessoais básicas;
  • Clicar em “Não sou um robô”;
  • Anexar documentos necessários e finalizar o pedido. 

No entanto, vale destacar que acidente de trabalho ainda não está habilitado para o uso do Atestmed. Além disso, é preciso que o documento médico apresentado tenha sido emitido há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER).

Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com