Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS promove mutirão do BPC neste fim de semana; confira

O objetivo principal da do mutirão do INSS é atender pessoas com deficiência que já solicitaram o BPC. Veja mais detalhes!

No próximo sábado (16), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá promover um grande mutirão na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Assim, o objetivo principal da iniciativa é atender pessoas com deficiência que já solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Dessa forma, a ação pretende acelerar o processo de aprovação e garantir que esses beneficiários recebam o auxílio a que têm direito. Assim, os assistentes sociais do órgão estarão a postos das 7h às 15h na agência da Previdência Social de Araruama. 

Como participar do mutirão do BPC

Portanto, o atendimento será realizado para os segurados que realizaram previamente um agendamento. Assim, para facilitar o acesso, foram designadas 33 vagas para este atendimento específico. Então, os interessados que se encaixam nos critérios para receber o BPC/Loas, podem agendar o atendimento de forma prática e rápida. 

Veja também:

C6 Bank está cancelando cartões de clientes; veja se você será afetado

Dessa forma, as opções disponíveis para o agendamento são o site ou o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) e a central telefônica 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Já a agência em que ocorrerá o mutirão está localizada na Rodovia Amaral Peixoto 125, no Centro de Araruama.

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Requisitos para ter acesso ao BPC

Enfim, para ter acesso ao BPC e receber um salário mínimo por mês do INSS, não é preciso ter contribuído com a Previdência Social. No entanto, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Mínimo de 65 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Nacionalidade portuguesa – comprovar residir no Brasil;
  • Cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) há menos de dois anos;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 330,00) por pessoa;
  • Deficiência comprovada, se tiver menos que 65 anos;
  • Não receber outro benefício do INSS, como seguro desemprego, aposentadoria e pensão, nem mesmo de outro regime.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com