Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS realiza mutirão de perícias médicas neste mês de março; saiba mais

O Ministério da Previdência Social está realizando o mutirão do INSS para a realização de perícia médica. Saiba mais!

Até o dia 28 de março, o Ministério da Previdência Social está realizando o mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a realização de perícia médica das pessoas com deficiência que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Assim, a ação acontece nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Dessa forma, a iniciativa faz parte de um grande mutirão em toda a região Nordeste do Brasil. Assim, o mutirão tem o objetivo de acelerar o processo de concessão do BPC, de modo que as cidades do interior e do sertão de cada estado têm sido priorizadas. Veja mais detalhes!

Diminuição da fila do INSS

Portanto, essas ações de mutirão integram também um conjunto de medidas para combater a fila da previdência social. Dando início ao Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste, o esforço coletivo do Ministério da Previdência e do Instituto do Seguro Social se empenha em atender a alta demanda de requerimentos do benefício.

Assim, para participar do mutirão e realizar o agendamento da perícia médica, os interessados devem acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou entrar em contato com a central telefônica do serviço por meio do número 135.

Veja também:

Semana do Consumidor oferece até 80% de desconto em diversas lojas; confira

Além dos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro, a iniciativa vai contemplar as demais regiões em todos os nove estados do Nordeste.

Fachada da Previdência Social do INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Quem tem direito ao BPC

Enfim, para solicitar o BPC é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos:

  • Ter no mínimo de 65 anos;
  • Ter deficiência comprovada, se tiver menos que 65 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter nacionalidade portuguesa, desde que comprove residir no Brasil;
  • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) há menos de dois anos;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 353,00) por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com