Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS surpreende e libera pensão por morte 12h após o pedido

O INSS conseguiu fazer a aprovação de um pedido de pensão por morte em menos de um dia. Saiba todos os detalhes!

Pela primeira vez na história, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu um benefício de forma quase instantânea. Isso correu especificamente no caso da pensão por morte, um auxílio destinado aos dependentes de um segurado da autarquia, após seu falecimento.

Essa agilidade foi possível graças à integração entre diferentes sistemas do governo e do INSS. Assim, eles permitiram a validação das informações e a concessão do benefício em um curto período de tempo. O processo completo, desde o pedido até a aprovação, levou apenas 12 horas.

Em junho deste ano, o processo de concessão da pensão por morte passou por uma automatização. Nesse novo sistema, um robô do INSS analisa o pedido, compara as documentações e toma a decisão de aprovar ou não o benefício.

Como o INSS conseguiu aprovar a pensão por morte em 12h?

No caso específico da aprovação em 12 horas, as informações necessárias já estavam disponíveis nos bancos de dados do governo, especialmente no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc).

Desse modo, o robô do INSS cruzou esses dados com o seu próprio banco de dados interno, verificando, por exemplo, a certidão de casamento entre o dependente e o segurado, bem como a certidão de óbito.Assim, como a pensão por morte é destinada aos dependentes, a documentação no Sirc permitiu ao robô reconhecer a relação e a necessidade do pagamento do benefício.

No entanto, é importante ressaltar que pedidos de maior complexidade ainda precisam passar pela avaliação dos funcionários do INSS, o que pode resultar em um processo mais demorado, durando dias ao invés de horas.

Como pedir a pensão?

Portanto, para solicitar a pensão por morte, os dependentes podem utilizar o site “Meu INSS” ou o aplicativo disponível para Android e iOS

Após fazer login na plataforma, basta procurar pelo serviço de “pensão por morte”, selecioná-lo e seguir as instruções fornecidas pelo sistema.

Imagem: Angela Macario / shutterstock.com