Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS toma importante atitude a respeito de descontos em benefícios; confira

INSS bloqueia novos descontos de mensalidades associativas. Liberação exigirá biometria facial e assinatura eletrônica avançada da Dataprev.

A partir deste mês, uma nova medida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promete alterar significativamente o cenário para aposentados e pensionistas no que se refere aos descontos de mensalidades associativas em seus benefícios.

Visando maior segurança, todos os novos benefícios processados pela folha de pagamento do INSS serão bloqueados para tais descontos, sem exceção. Isso também vale para os benefícios anteriores a setembro de 2021, período no qual já se observava uma concessão com restrições para adesões a novos descontos.

A saber, a decisão veio à tona após um crescente número de denúncias relacionadas a descontos não autorizados nas folhas de pagamento. Dessa forma, o INSS, preocupado com tais irregularidades, enviou uma medida cautelar à Dataprev, determinando o bloqueio imediato desses descontos.

Como a nova medida afeta aposentados e pensionistas?

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Diante dos descontos não autorizados, o INSS adotou uma abordagem rigorosa de investigação e regulamentação. Várias entidades estão sob análise, e todos os Acordos de Cooperação Técnica firmados a partir de janeiro de 2023 serão submetidos a revisões rigorosas.

Dessa forma, essas medidas têm como objetivo garantir a legitimidade dos descontos aplicados, evitando possíveis fraudes e protegendo a segurança dos beneficiários do INSS.

Assim, antes de efetuar qualquer desconto, o aposentado ou pensionista deverá autorizar explicitamente. Isso será realizado por meio de uma plataforma digital, utilizando assinatura eletrônica avançada e validação por reconhecimento facial biométrico.

Quais são as novas regras para descontos?

Em março deste ano, o INSS estabeleceu um novo conjunto de regras com o objetivo de regularizar e limitar os descontos de mensalidades associativas em benefícios. Uma das medidas estipula que o desconto máximo permitido não ultrapassará 1% do limite máximo dos benefícios concedidos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Veja também:

Caixa é acionada pelo DPU após realizar bloqueio de contas sem aviso prévio; entenda

Os beneficiários que identificarem descontos não autorizados em seus benefícios têm à disposição uma série de procedimentos para contestação. Assim, é possível solicitar a exclusão da mensalidade associativa através do aplicativo ou site Meu INSS. Além de poder registrar reclamações na Ouvidoria do INSS pelo sistema Fala.br ou pelo Portal do Consumidor.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com