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INSS vai firmar parceria com operadoras para agilizar liberação de benefícios; saiba mais

INSS planeja parceria com empresas de telefonia para agilizar atualização cadastral e acelerar concessão de benefícios. Saiba mais!

Em recente entrevista à CNN, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, anunciou que a instituição pretende firmar parcerias com operadoras de telefonia celular para auxiliar no processo de atualização cadastral e agilizar a liberação de benefícios.

A medida visa a aumentar a eficiência dos serviços e reduzir a fila de espera pelos benefícios da autarquia. De acordo com Stefanutto, muitas vezes os cidadãos apresentavam todos os documentos necessários para receber um benefício, mas eram impedidos de realizar o processo por problemas no cadastro.

Diante desse desafio, surgiu a ideia de contar com a colaboração de empresas de telecomunicação para otimizar a atualização cadastral dos beneficiários. Confira, a seguir, mais detalhes sobre a novidade do INSS.

Como as telecoms podem agilizar a liberação dos benefícios do INSS?

benefício do INSS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O presidente do INSS deixa claro que a expertise dos servidores do instituto é avaliar e conceder benefícios, não buscar pessoas. Nesse sentido, ele ressalta que as empresas de telefonia móvel conseguem entrar em contato com os cidadãos de forma mais rápida e eficiente.

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Portanto, a expectativa é que essa parceria inédita possibilite chegar a cidadãos brasileiros que atualmente são inacessíveis para o órgão responsável pelos benefícios.

Quando essa parceria deve começar a funcionar?

A parceria com as telecoms vem em um momento em que o INSS planeja lançar uma campanha de atualização cadastral para 2024. No entanto, Stefanutto explicou que a colaboração com outras entidades, como estados e municípios, também será necessária para tornar o processo de atualização cadastral mais eficiente.

“Quando eu melhorar a estrutura de comunicação, possivelmente não preciso concentrar pessoas em agências para fazer atualização de cadastro. Melhorar o dado cadastral melhora o tempo médio de concessão do benefício, porque ele não fica parado até o dado ser atualizado”, afirmou Stefanutto.

Inteligência artificial no INSS: afinal, o que pode mudar?

Além das parcerias, o INSS planeja adotar a inteligência artificial para agilizar a liberação de benefícios e combater fraudes. A ideia é utilizar a tecnologia para analisar os documentos dos beneficiários.

Recentemente, o INSS introduziu uma mudança na regra para a concessão do auxílio-doença, que agora pode ser solicitado remotamente. Apesar dos receios de que, sem a necessidade de perícia, possa haver mais fraudes, concessões irregulares e maior gasto público, Stefanutto esclarece que a inteligência artificial terá o papel de preencher esse vácuo.

Assim, a tecnologia alimentada por dados será capaz de comparar padrões, dificultando práticas ilícitas de entrega de atestados médicos, por exemplo.

Imagem: rafapress / shutterstock.com