Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS volta obedecer prazo para concessão de benefícios; saiba mais

Descubra como o INSS reduziu o tempo de concessão de benefícios, uma vitória para a população e a eficiência do sistema!

Uma das principais promessas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a redução do tempo médio de concessão de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o prazo estabelecido pela Constituição de 45 dias. 

Assim, recentemente, o governo petista conseguiu atingir essa meta, março de 2024 marcou um precedente significativo com o tempo médio reduzido para 43 dias, mostrando uma melhoria considerável na eficiência do INSS em relação aos períodos anteriores. Veja mais detalhes!

Redução no tempo médio de espera do INSS

Portanto, ao assumir, o governo Lula herdou um cenário onde o tempo médio de espera era de 66 dias. Esse número sofreu variações nos primeiros meses, demonstrando a instabilidade e a demanda massiva por benefícios, que em momentos chegou a ultrapassar os 100 dias de espera entre 2021 e 2022. 

No entanto, estratégias proativas por parte da gestão atual têm revertido essa tendência, trazendo à população uma esperança renovada no sistema previdenciário do país.

A condução estratégica para alcançar a tão almejada meta envolveu a adoção de várias medidas. Assim, dentre elas, a implementação do Atestmed, sistema que permite a concessão de auxílio-doença sem a necessidade de perícia médica, para benefícios de curta duração, de até 180 dias, o que representou um avanço significativo na agilização dos processos.

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Outras medidas

Além do Atestmed, a simplificação de requerimentos através do site e aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), a melhora do atendimento nas Agências da Previdência Social para entrega de atestados, e os mutirões de avaliações e perícias médicas foram medidas cruciais. 

Juntas, estas ações contribuíram para uma resposta mais rápida à demanda reprimida por benefícios, refletindo diretamente na diminuição do tempo médio de espera.

Veja também:

Atualização de valores surpreendem inscritos no CadÚnico; confira!

Além disso, o INSS já estabeleceu novos horizontes, mirando uma redução ainda maior no tempo de espera. Assim, a autarquia visa atingir uma média de 30 dias para a concessão de benefícios até o final de 2024. Uma das iniciativas para alcançar tal feito inclui um projeto-piloto com os Correios para a recepção do Atestmed, previsto para ocorrer em Aracaju, Sergipe, entre 15 e 19 de abril.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com