Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: votar nas eleições servirá como prova de vida

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A partir do próximo ano, a prova de vida, antes obrigatória por parte dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), será realizada de forma automática pela autarquia, com base em cruzamento de dados já cadastrados nos bancos do Governo Federal. Dessa forma, a participação nas eleições poderá servir como prova de vida. 

Ao votar, os eleitores recebem um comprovante de votação impresso, que só pode ser emitido no dia do pleito. Com as mudanças no INSS, esse documento poderá ser usado como comprovação. 

Neste ano, o primeiro turno das eleições ocorreu no dia 2 de outubro e o segundo turno será no dia 30 de outubro.

Prova de vida do INSS

A prova de vida é uma forma de o INSS saber se os beneficiários ainda estão vivos para realizar os pagamentos de forma regular e evitar depósitos de benefícios em nome de pessoas que já faleceram. 

Antes das mudanças promovidas pelo instituto, a prova de vida era responsabilidade do próprio segurado, que deveria comparecer ao banco onde recebe o dinheiro, uma vez ao ano, para realizar o procedimento. 

Pandemia suspendeu a prova de vida 

Com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil, o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida, a fim de evitar a circulação dos segurados e gerar riscos à saúde com a possível exposição ao vírus. 

Assim sendo, o procedimento ficou suspenso por meses e os segurados tiveram seus pagamentos garantidos. 

Mudança na prova de vida 

Mesmo com o arrefecimento da pandemia neste ano, o INSS optou por deixar o serviço em suspenso e logo publicou uma portaria em que torna a prova de vida opcional por parte do segurado do INSS. 

Isso porque, a partir de 2023, a comprovação será feita de forma automática, pela própria autarquia, com base nos dados registrados nos bancos de informações do governo. Para isso, poderão ser analisados registros de vacinação, consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de passaportes e carteiras de identidade ou motorista, entre outros. 

O comprovante de votação também será usado. Ou seja, os eleitores que votaram nas eleições de 2022 contarão com mais um artifício para a prova de vida do INSS. 

Notificação sobre prova de vida

Nos casos em que o INSS não conseguir realizar o cruzamento de informações de forma satisfatória, o segurado será notificado e precisará fazer o procedimento. Nesses casos, todas as instruções serão fornecidas pela autarquia. 

Quaisquer informações sobre os benefícios do instituto podem ser consultadas na plataforma gov.br ou no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Imagem: Joa Souza/shutterstock.com