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Intenção de consumo das famílias brasileiras registra queda no último mês do ano; veja

Indicador que trata sobre intenção de consumo das famílias brasileiras registrou primeira queda do ano. Saiba mais!

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou queda de 0,7% em dezembro. Trata-se do primeiro resultado negativo de 2023. O resultado já era esperado, uma vez que  nos últimos meses o indicador começou a mostrar certa desaceleração.

Mesmo com a renda extra do final de ano, proporcionada pelo 13º salário, a percepção de renda das famílias apresentou pequeno avanço de 0,1%. É o resultado mais fraco desde o ano passado. 

Segundo informações da CNC, a redução na intenção de consumo das famílias brasileiras pode ser explicada pelo desaquecimento do mercado de trabalho. Com isso, a população se mostra mais cautelosa. 

Intenção de consumo das famílias

Os componentes do ICF apresentaram as seguintes variações mensais em dezembro:

  • Emprego atual: -0,3%;
  • Renda atual: +0,1%;
  • Nível de consumo atual: -1,1%;
  • Perspectiva profissional: -1,3%;
  • Perspectiva de consumo: -1,9%;
  • Acesso ao crédito: -0,4%;
  • Momento para duráveis: -0,4%. 

Em contrapartida, na comparação anual, houve um crescimento de 15,3%. Além disso, apesar da generalizada entre os componentes, o índice segue acima dos 100 pontos, o maior patamar desde 2015.

Hábitos de consumo brasileiros
Imagem: BearFotos / Shutterstock.com

Realidade entre as diferentes faixas de renda 

Em dezembro, tanto as famílias com renda acima de 10 salários mínimos, quanto aquelas com renda inferior a 10 salários apresentaram uma redução na intenção de consumo. Sendo assim, os resultados foram -0,9% e -0,1%, respectivamente. 

De acordo com o relatório da CNC, mesmo com a renda extra do final de ano, proporcionada pelo 13º salário e contratações temporárias, os brasileiros têm como foco a organização da vida financeira durante o próximo ano. 

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Por fim, no recorte por gênero, a intenção de consumo das mulheres avançou mais do que a dos homens na comparação anual (+18,4% e 12,8%), o que aproximou os dois indicadores. 

Imagem: BearFotos / Shutterstock.com