Intenção de consumo das famílias brasileiras registra queda no último mês do ano; veja
Indicador que trata sobre intenção de consumo das famílias brasileiras registrou primeira queda do ano. Saiba mais!
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou queda de 0,7% em dezembro. Trata-se do primeiro resultado negativo de 2023. O resultado já era esperado, uma vez que nos últimos meses o indicador começou a mostrar certa desaceleração.
Mesmo com a renda extra do final de ano, proporcionada pelo 13º salário, a percepção de renda das famílias apresentou pequeno avanço de 0,1%. É o resultado mais fraco desde o ano passado.
Segundo informações da CNC, a redução na intenção de consumo das famílias brasileiras pode ser explicada pelo desaquecimento do mercado de trabalho. Com isso, a população se mostra mais cautelosa.
Intenção de consumo das famílias
Os componentes do ICF apresentaram as seguintes variações mensais em dezembro:
- Emprego atual: -0,3%;
- Renda atual: +0,1%;
- Nível de consumo atual: -1,1%;
- Perspectiva profissional: -1,3%;
- Perspectiva de consumo: -1,9%;
- Acesso ao crédito: -0,4%;
- Momento para duráveis: -0,4%.
Em contrapartida, na comparação anual, houve um crescimento de 15,3%. Além disso, apesar da generalizada entre os componentes, o índice segue acima dos 100 pontos, o maior patamar desde 2015.
Realidade entre as diferentes faixas de renda
Em dezembro, tanto as famílias com renda acima de 10 salários mínimos, quanto aquelas com renda inferior a 10 salários apresentaram uma redução na intenção de consumo. Sendo assim, os resultados foram -0,9% e -0,1%, respectivamente.
De acordo com o relatório da CNC, mesmo com a renda extra do final de ano, proporcionada pelo 13º salário e contratações temporárias, os brasileiros têm como foco a organização da vida financeira durante o próximo ano.
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Por fim, no recorte por gênero, a intenção de consumo das mulheres avançou mais do que a dos homens na comparação anual (+18,4% e 12,8%), o que aproximou os dois indicadores.
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