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Intenção de consumo das famílias sobe em agosto

A intenção de consumo das famílias brasileiras teve alta, o que animou o setor de comércio. Confira mais detalhes!

Recentemente, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que serve para medir o potencial das vendas do comércio. Assim, o índice passou de 99,3 para 101,1 pontos, o que corresponde a um aumento de 1,4% em comparação ao mês de julho.

Dessa forma, o índice passou de percepção de insatisfação dos consumidores (abaixo de 100), para satisfação (acima de 100), com sua capacidade de consumo. Além disso, a pesquisa ainda mostra um crescimento na intenção de consumo considerável quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Pois, em 2022, o índice estava em 82,1, o que representa um aumento de 19 pontos em um ano.

Intenção consumo por renda

Portanto, quando vista por renda, a intenção de consumo entre aqueles que têm renda de até 10 salários mínimos (R$ 13.200,00) passou de 97,0 pontos em julho para 98,8 em agosto. Já aqueles que possuem renda acima de 10 salários mínimos, a intenção de consumo passou de 111,2 para 113,0 em agosto.

O aumento na intenção de consumo pode se dever ao fato de que a satisfação com a renda também teve apresentou uma leve alta, passando de 89,6 pontos em julho para 91,5 pontos em agosto, sendo a maior pontuação em um ano.

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Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Endividamento em alta

Além disso, a CNC também divulgou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). Assim, embora a porcentagem de brasileiros endividados tenha diminuído de julho para agosto, passando de 78,1% para 77,4%, o número de famílias com contas em atraso passou de 29,6% para 30,0% no mesmo período. 

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Outro índice preocupante é daquelas famílias que afirmam que não terão condições de pagar suas dívidas, que passou de 12,2% para 12,7% de julho para agosto.

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