Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Internet será mais barata em 2023?

Lula quer tornar mais acessíveis às famílias em situação de vulnerabilidade aparatos como celulares e tablets para usar a internet.

O governo do presidente Lula assumiu um compromisso de liberar recursos que consigam tornar mais acessível o custo do serviço de internet. Com esse objetivo, a nova gestão pode tornar possível que famílias em situação de vulnerabilidade tenham aparatos como celulares e tablets.

As informações são de Jorge Bittar, ex-deputado federal e ex-presidente da Telebras. Atualmente, ele integra o gabinete temático de comunicação do governo de transição. Durante uma reunião com representantes da Anatel, o governo estudou como pode diminuir os tributos e, assim, subsidiar os serviços de internet para todas as famílias brasileiras de baixa renda.

Bittar afirma que o Brasil ainda vive um problema diante dessa questão. ”Estamos no caminho para a universalização da internet, mas ainda temos um problema, que é fazer o preço da internet para famílias de menor renda seja compatível com os ganhos dessas pessoas”, afirmou.

Uso do Fust para baratear a internet

De acordo com Bittar, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) pode ser a fonte para o sucesso desse plano de governo. Entretanto, ele não explicou como o recurso seria usado. Além disso, ele não falou sobre um ”preço alvo” para diminuir o custo desses aparelhos e serviços de internet.

Bittar diz que o governo de transição também estuda meios de usar o 5G para aumentar a oferta de serviços, como, por exemplo, educação, segurança e saúde pública, fazendo consultas e até mesmo cirurgias de forma remota.

Ademais, o ex-ministro das Comunicações no governo de Dilma Rousseff, Paulo Bernardo, está com a pauta bastante polêmica em mãos. Em suma, ele, que também está no gabinete temático de comunicação do governo de transição, afirma que existe um desequilíbrio no mercado. Ainda mais entre as grandes empresas de streaming.

Bernardo também afirmou que as equipes do governo de transição farão, no mínimo, três relatórios sobre os ministérios responsáveis. Dessa forma, a equipe deseja saber e dizer de fato como estão as coisas para o novo governo.

Por fim, os dois primeiros documentos precisam ficar prontos até o final de novembro e devem ser entregues até o dia 10 de dezembro.

Imagem: Miha Creative/shutterstock.com