Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Investimento errado? Estas dicas vão te ajudar a reverter essa situação!

O mundo do investimento tem seus riscos; sobretudo, quando não se tem experiência. Confira dicas de um profissional da área!

A falta de experiência e a curiosidade em investir podem causar impulsividade e muitos erros nesse processo que demanda estratégias. Entenda alguns erros comuns durante essa fase de aprendizado.

Quais os erros mais comuns em investimento?

A gestora de patrimônio e sócia da Blackbird, Sharon Halpern, diz que o principal erro do investidor antes de fazer uma consultoria profissional, é não saber o seu verdadeiro perfil e, assim, arriscar de maneira errada. 

Isso atrapalha, pois o investidor se assusta depois de um tempo com a volatilidade e acaba precisando resgatar os ativos de maneira antecipada. Segundo Halpern:

“segundo ponto: achar que existe aquele melhor produto pro momento. Quando se está com as taxas de juros mais altas, muita gente acha que deve investir apenas em renda fixa, quando na verdade o que faz a diferença para um portfólio é muito mais a composição como um todo, e como ele vai se comportar ao longo do tempo, do que simplesmente o melhor ativo do momento”.

Ela ainda afirma que o terceiro ponto que atrapalha o processo de investimento é querer ganhos rápidos. É necessário desconfiar, nesses casos, de rentabilidade acima do comum. Pois elas parecem grandes chances, mas, na verdade, podem oferecer um alto risco, ou não serem cumpridas.

“Outro erro é não saber seu ‘horizonte temporal’ e, por isso, muita gente acaba tendo que resgatar no meio do caminho os ativos e isso atrapalha muito o portfólio”, adverte a profissional. Portanto, quando isso acontece atrapalha a rentabilidade que a pessoa teria até o fim do contrato.

O último ponto que atrapalha um investidor é a comparação. Halpern explica que não adianta olhar o que o ‘amigo’ faz e querer repetir como se o resultado fosse o mesmo; sem saber os contextos, como ou quando a compra foi realizada.

Ao pontuar essas questões, a gestora explica que o histórico de investimentos do Brasil interfere na forma de investir do brasileiro. Como por exemplo, a taxa de juros do Brasil em relação a outros países desenvolvidos é muito mais alta. Por isso, o costume do brasileiro em investir em renda fixa.

Mas, após a percepção dos erros, o que fazer?

“Em primeiro lugar, ter calma”, diz Halpern. “Se você está buscando mais rentabilidade, você precisa saber que vai ter volatilidade. Isso faz parte do mercado.” Ela ainda afirma ser essencial: “buscar um profissional confiável e com certificado para assessoria”.

Halpern adverte que não precisa se desesperar, pois, de tanto perder, a tendência é querer ganhar cada vez mais. A sócia da Blackbird ainda complementa informando os pontos básicos que um investidor precisa estar informado.

Questões como: saber o que é renda fixa e renda variável. Outro ponto importante é entender as opções de investimento que existem atualmente.

Imagem: TH2I Shutter Rich / Shutterstock.com