Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Investir em debêntures vale a pena? Entenda!

Debêntures são um tipo de investimento de renda fixa pouco conhecido. Elas possuem um rendimento variável, porém com a possibilidade maior de retorno. Entenda como esse ativo funciona!

O que são debêntures?

Debêntures são títulos de dívida que concedem o direito de crédito ao investidor. Após a aquisição, o comprador passa a ser credor, ou seja, ele garante o direito a uma remuneração do emissor e o reembolso do valor investido, periodicamente ou depois do vencimento do título.

Esses títulos são emitidos por uma sociedade anônima de capital aberto ou fechado com a finalidade de captar recursos para bancar projetos ou estabilizar a situação financeira de uma empresa, por exemplo.

Assim, a companhia emissora do ativo passa a ter uma dívida de médio ou longo prazo com o investidor.

Quais são os tipos de debêntures?

Os ativos de debêntures possuem um lucro variável que irá depender do tempo de aplicação, da média de juros recebida e do seu tipo. Conheça os principais tipos desse investimento!

Debêntures simples

Essa é a opção padrão desse ativo. Possui um rendimento prefixado, pós-fixado ou híbrido, com o prazo de vencimento mínimo de um ano. 

Debêntures conversíveis

Esse tipo permite ao investidor trocar o crédito a receber por ações da empresa. Assim, ele receberá uma participação como acionista. Existe também a opção de receber ações de outra empresa, caso escolha por debêntures permutáveis.

Debêntures incentivadas

Esses são os títulos emitidos com o intuito de captar recursos para projetos de infraestrutura do país, com base na Lei 12.431/11. O seu diferencial é a isenção de imposto de renda no rendimento.

Debêntures perpétuas

Já esse tipo não possui uma data de vencimento, ou seja, o investidor continua recebendo lucro enquanto mantiver o ativo em sua carteira de investimentos. 

Debêntures participativas

Por último, essa opção permite ao investidor receber uma participação no lucro da empresa.

Imagem: ITTIGallery/shutterstock.com